Publicidade

A exposição “Porsche: 70 anos de evolução”, patente no Museu do Caramulo, recebeu mais de mil visitantes nos primeiros dez dias, revelou hoje a instituição.

A mostra, considerada a maior de sempre da mítica marca alemã em Portugal, celebra o 70º aniversário da Porsche e foi inaugurada no dia 23 de Junho.

“Esta adesão extraordinária, em visitantes e também nas reacções que vemos nos canais digitais, evidenciam a relevância desta exposição. A Porsche é uma marca de paixão e o sucesso desta exposição é a maior recompensa que podemos ter”, confessa o director do Museu do Caramulo, Tiago Patrício Gouveia.

A exposição conta a história da marca através de exemplares de elevado valor histórico e desportivo, como o Porsche 356 Carrera 2, o primeiro modelo a ser produzido, o mítico 911, o Carrera 6 (906), o 930 “Slant Nose” ou mesmo um raríssimo 550 Spyder de 1957, que nunca havia estado em solo português.

Junto a um belo 911 verde, encontram-se as palavras de Ferdinand Porsche a explicar o porquê de ter criado a marca com o seu nome. “Não consegui encontrar o carro desportivo dos meus sonhos, por isso construí-o eu mesmo”.

O público pode ainda contemplar outros automóveis que contribuíram para moldar a história e reputação da Porsche – é o caso dos modelos de motor dianteiro e central e dos tractores agrícolas.

A Porsche foi oficialmente criada em 1931 pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, famoso pelo trabalho desenvolvido noutras marcas, como a Daimler e a Vokswagen, tendo mesmo projectado o primeiro carro desta última, o Fusca.

O primeiro Porsche, o 356, produzido em 1948, recorria em grande parte às peças utilizadas nesse automóvel, tais como motorização traseira com refrigeração a ar – essa foi, desde o início, a principal característica da lendária marca.

Em 1964 foi lançado o modelo mais icónico, o 911, que tinha um motor de seis cilindros. Apenas na década de 80 surgiram os primeiros Porsche com motor frontal.

A exposição “Porsche: 70 anos de inovação” está patente no Museu do Caramulo até 28 de Outubro.