Na foto: Ivo Dimchev
Publicidade

Citemor: o festival de teatro mais antigo do país regressa para o seu 40º aniversário, de 19 de Julho a 20 de Agosto, estendendo-se de Montemor-o-Velho até Coimbra e Figueira da Foz.

Este ano, o Citemor é subordinado ao tema Memória e Esquecimento, focando-se assim na problematização do lugar e da memória.

O destaque maior é para o artista búlgaro Ivo Dimchev, um dos nomes mais proeminentes e controversos da arte internacional. O seu trabalho funde dança, teatro, música, ilustração e fotografia. Ivo Dimchev vem a Portugal para apresentar um concerto no Teatro Académico de Gil Vicente no dia 19 de Julho.

Rafael Alvarez apresenta em antestreia, no Teatro de Bolso do TEUC (Estudantes da Universidade de Coimbra), o projecto WAVE, um díptico formado pelo solo “No Intervalo De Uma Onda” e pelo dueto com Yuta Ishikawa “Na Onda Da Distância”, em antestreia. O projecto tem origem na simbologia da onda de Hokusa, uma das primeiras imagens japonesas globalizadas.

No dia 20 de Julho, o Citemor apresenta “Sobre Lembrar e Esquecer”, uma investigação sobre a memória e o esquecimento desenvolvida por criadoras provenientes de latitudes distintas. Paula Diogo, com Sónia Baptista, Estelle Franco e Masako Hattori, propõem reflectir sobre “ o que escolhemos recordar ou esquecer, ou o que somos capazes de recordar e esquecer”.

O resto da programação inclui processos de residência de criação em simultâneo (Francisco Camacho, Angélica Liddell, Mónica Valenciano e Teatro do Vestido) e apresentação de obras de Inês Campos, Diana Gadish, de Carolina Campos e Márcia Lança, e de João Fiadeiro.

O Citemor encerra a 11 de Agosto com um concerto de Luís Severo.

A fundação do Citemor atribui-se ao professor Paulo Quintela da Universidade de Coimbra, que juntamente com o Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho, dinamizou a primeira edição do Citemor em 1974.

O programa completo da 40ª edição do Citemor pode ser consultado no website oficial. Como vem sendo habitual, os espectadores pagam um valor à escolha pelos seus bilhete.