Publicidade

De 25 a 29 de Julho, Caminha regressa à Idade Média com a realização de mais uma edição da Feira Medieval, subordinada ao tema “Caminha, a Navegação e seus Ofícios”.

Da Muralha à Igreja Matriz, os tempos medievais voltam ao tempo presente com vários dias de animação. Música, teatro de rua, oficina de caligrafia medieval, espectáculos equestres e de fogo, artes e ofícios, acampamento militar, tendas de mercadores artesãos e regatões, jogos medievais e falcoaria, são as actividades que fazem de Caminha uma autêntica vila da Idade Média.

Uma agenda ao estilo medieval

O primeiro dia da Feira de Caminha é inaugurado pelo Cortejo “Camina, Ars Nautica et Ejus Officia”, que vai juntar cavaleiros, músicos, alquimistas, bufons e trovadores, malabaristas de fogo, gentes do povo e nobres. Segue-se um espectáculo equestre no Acampamento Medieval e um espectáculo de fogo.

Destaque no dia 26 de Julho para a encenação teatral “Per Agrus Monstrum: As Tormentas do Encontro”, e os trabalhos de Carpintaria Naval. Na sexta-feira, as ruas enchem-se com danças palacianas acompanhadas de sons medievais, danças do povo ao som de música medieval, danças orientais, e cavaleiros em desfile pelas ruas do burgo.

O ponto alto da Feira Medieval de Caminha dá-se no sábado, com o Torneio medieval com Cavalos e Cavaleiros, nas Muralhas do Convento de Santo António.

Desbravar o alto mar

Dado o tema náutico deste ano, a feira acolhe a exposição “Ars Nautica et Ars Piscatus’”, composta por vários painéis: construção naval, embarcações, cartografia, o medo do desconhecido, ofícios ligados à construção naval, pesca de rio e artes de pesca. A acompanhar os painéis, a mostra vai exibir objectos e materiais utilizados na construção naval.

Os materiais foram cedidos pelo Aquamuseu do Rio Minho,o Centro de Memória de Vila do Conde e Estaleiros Navais de Vila do Conde. A exposição vai estar patente nas Arcadas dos Paços do Concelho.

Todos os pormenores da Feira Medieval de Caminha estão disponíveis para consulta no website da Câmara Municipal do concelho.