Foto: Revista Descla
Publicidade

O Palácio Nacional de Queluz foi o palco para a apresentação do Festival Internacional de Música de Sintra de 2018, que tem como mote “A Montanha Mágica”.

O Festival, que segue para a sua 53ª edição, realiza-se de 20 de Setembro a 14 de Outubro, com 19 concertos e cinco orquestras, em nove locais do concelho. No evento vão estar presentes figuras internacionais como o contratenor Maarten Engeltejes ou a mezzo-soprano Wallis Giunta e os The Myrten Ensemble. Pela primeira vez em Portugal, marcam presença dois pianistas de renome mundial: Boris Berezovsky e Andrei Korobeinikov.

No cartaz constam também nomes como o violoncelista Alban Gerhardt, o Trio Arbós, Artis Quartet, Artur Pizarro, Valentina Lisitsa, António Rosado; para além disso, o Festival Internacional de Música de Sintra recebe cinco orquestras nacionais e agrupamentos corais, entre outros solistas.

A Magia duma Vila única

A escolha do tema “Montanha Mágica” prende-se com a tradição cultural que a paisagem de Sintra possui, tendo sido fonte de inspiração para muitos artistas ao longo dos séculos: William Beckford, Lord Byron, Luis de Camões, Eça de Queiroz, Ferreira de Castro e Marquesa de Alorna são só alguns exemplos. A fama da “montanha mágica” de Sintra está ligada ao encantamento do promontório da Lua (tal como era referida no Renascimento), e pelo poder místico do astro nocturno, guardião da noite e dos segredos.

O Festival de Música de Sintra teve a sua origem em 1957 sob a designação “Jornadas Musicais de Sintra”. Nasceu por iniciativa da Câmara Municipal e da Marquesa de Cadaval Olga Maria Nicolis di Robilant Álvares Pereira de Melo.

O ano de 2018 fica marcado por o Festival dar um salto qualitativo e tornar-se um projecto descentralizado. Em comunicado de imprensa, a organização salientou: “temos um novo conceito, este ano o festival vai às escolas, vai às associações ou seja, os nossos munícipes vão ter acesso a oferta cultural de altíssima qualidade, este festival é um grande instrumento de cultura”.

Todos os pormenores do Festival Internacional de Música de Sintra podem ser consultados no website oficial.