Foto: Tour Vila Adentro
Publicidade

Faro é histórica. Culturas que perduram na maioria de cada rua em que se passa, ao contar e representar diferentes fases da história da cidade e da civilização universal. De 5 de Março até 31 de Dezembro de vai ser possível comprovar isso mesmo com uma série de experiências.

Na cultura algarvia, há imenso por descobrir, sabores por desfrutar e experiências para viver. Passeios, visitas e degustações são as principais actividades onde poderá experimentar vinhos de qualidade, ouvir segredos e mistérios de uma localidade que possui um vasto Património Cultural.

O Tour Vila Adentro, da Look Al-Cultural Experiences, é realizado na cidade velha de Faro, e apresenta histórias e estórias da cidade e do país e o que têm em comum com os diferentes povos que nos visitam. Inicia-se o tour com uma breve explicação do porquê da origem da cidade, dos diferentes povos que por cá passaram, os diferentes nomes da cidade e a sua evolução até ao nome actual.

 

Durante a visita, é apresentada a antiga Porta Principal da Entrada da Cidade, do século XI, tempos dos árabes, o antigo Fórum Romano, o Palácio do Bispo o Seminário, a Catedral, uma galeria de restauro de azulejos antigos e museu privado, as Muralhas da Cidade e as suas Torres Bizantinas (do tempo dos romanos).

Outros pontos de interesse são a Antiga Judiaria, os Túneis Árabes do século XI, a segunda Porta da Cidade com as suas torres Albarrãs, a Casa do Barbeiro/Enfermeiro, quando Faro foi a “mesa dos sifilíticos” no século XIX, entre muitas outras curiosidades que esta velha cidade pode oferecer-nos.

Faro é apenas um dos pontos de interesse que a revista Descla pôs a descoberto na edição dedicada ao Ano Europeu do Património Cultural – descubra mais aqui.     

Texto: Carolina Brilhante