Foto: Revista Descla
Publicidade

Por um ambiente melhor, a região de Esposende tomou a iniciativa de formar a campanha de informação “1 criança+ 1 semente= 1 árvore+ 1 ambiente melhor”, de modo a sensibilizar as crianças do concelho de que o ambiente necessita de todos nós.

O projecto foi criado no âmbito da candidatura ao Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” e decorre entre 6 de Novembro de 2017 e 31 de Julho de 2019, sendo já a sua 15º edição.

A campanha foi desenvolvida nas Actividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo do Ensino Básico de Ciências Experimentais, em todas a escolas básicas do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira- Esposende.

Foto: Revista Descla

O ponto de partida foi a temática que estava em discussão na praça pública no momento da candidatura: a floresta e os incêndios.

Os alunos foram envolvidos nesta temática actual e que também lhes diz algo, dado os incêndios que têm havido no concelho de Esposende há alguns anos. Neste projecto, os alunos plantaram no espaço da escola uma árvore de espécie autóctone por turma, e acompanharam o seu crescimento. Entretanto, abordaram as características das árvores autóctones e apadrinharam a sua nova “amiga árvore” com um nome próprio.

Com o “1 criança+ 1 semente= 1 árvore+ 1 ambiente melhor” pretendeu-se humanizar esta temática, aproximando a floresta à sala de aula.

Saiba mais sobre o Ano Europeu do Património Cultural no último número da Descla.