Publicidade

A Serra da Estrela é o palco de músicos e dançarinos de todo o mundo: está aí o Festival Internacional da Canção, que tem lugar em Seia de 22 a 25 de Agosto.

Esta é a 4ª edição de um evento que leva à Beira Alta 40 participantes de 13 nacionalidades diferentes. Hungria e México juntam-se pela primeira vez ao Festival que acolhe também talentos da Arménia, Brasil, Bulgária, China, Lituânia, Malta, Moldávia, Polónia e Roménia. Os participantes portugueses são 14, dos quais cinco naturais da cidade anfitriã, Seia.

O Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela prima por acolher performers de diferentes culturas que estreiam os seus números na Casa Municipal da Cultura de Seia, no dia 25 de Agosto. Na Gala, que acontece às 16 horas, um juiz internacional (constituído por personalidades ligadas ao mundo da música) determina a pontuação dos concorrentes, que são divididos em quatro escalões etários.

Para cada um desses escalões há prémios no valor de 300 euros (para o1º lugar), 200 euros (2º lugar) e 100 euros (3º lugar). Há ainda o “Grand Prix Júnior” para os concorrentes do 1º e do 2º escalão no valor de 400 euros, e o “Grand Prix Sénior” para os concorrentes do 3º e do 4º escalão, no total de 1000 euros.

O festival, que nasceu em 2015, tem por ambição fomentar as trocas culturais entre pessoas de diferentes idades, trazendo a Seia momentos musicais de vários cantos do globo.

O festival é organizado pela Câmara Municipal de Seia, a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Turismo do Centro de Portugal. Todos os detalhes do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela podem ser vistos no website oficial do evento.