Publicidade

Corria o ano de 1991 quando um grupo de jovens italianos, apaixonados por teatro, quis fundar o Gruppo Teatrale Immagini e voar até ao Alentejo. Quis o destino que se encontrassem com José Saramago, o escritor que estava a sete anos de ganhar o Prémio Nobel da Literatura. Os jovens convidaram Saramago a viajar até à cidade de Pontedera, e o autor não só aceitou o convite, como lhes ofereceu os direitos sob o livro “O ano de 1993” em Itália.

Estava assim fundada uma relação de amizade que iria culminar com a criação do Festival Sete Sóis Sete Luas, em homenagem às personagens do romance “Memorial do Convento”. Este é um evento ao qual já se juntaram vários países, e no qual acontecem diferentes momentos culturais ao longo do calendário.

Em Portugal, cabe a Alfândega da Fé receber os próximos eventos, e é por isso que no dia 7 de Setembro chegam à vila transmontana o circo acrobático dos franceses Triplette e o conjunto Estrelas 7Sóis, cujo concerto mistura sonoridades brasileiras, gregas e portuguesas. A passagem do Festival Sete Sóis Sete Luas por Alfândega da Fé acaba com o concerto dos crioulos Santo Antão Sete Sóis Band, formados originalmente no âmbito do festival, a 14 de Setembro.

E é nesse dia que ocorre a passagem de testemunho para Odemira, que recebe o espectáculo de música popular do italiano Eugenio Bennato. No dia seguinte, os Triplette voltam a repetir a sua performance na vila alentejana, assim como a Santo Antão Sete Sóis Band. A 29 de Setembro, Odemira acolhe a exposição de pintura e escultura do espanhol Alfredo Martínez.

Um festival sob a égide de Saramago

O Festival Sete Sóis Sete Luas inspira-se nos protagonistas de “Memorial do Convento”, Baltazar Sete Sóis e Blimunda Sete Luas, os criadores da máquina voadora Passarola – que é usada como símbolo do evento por evocar o sonho e a liberdade.

Do festival fazem parte a Grécia, Espanha, Cabo Verde, França, Marrocos, Israel, Croácia, Brasil, Roménia, Eslovénia e Tunísia. A programação dá prioridade às pequenas localidades, sendo que em Portugal já passou por Pombal Castelo Branco, Elvas e Oeiras.

As próximas vilas portuguesas a receber o evento são Vila do Porto, Mafra, Ponte de Sor, Odemira e Castro Verde. Todos os detalhes do Sete Sóis Sete Luas podem ser consultados no website oficial.