Na foto: Pedro Lamy, uma das presenças do Caramulo Motorfestival
Publicidade

Um alinhamento de luxo: são mais de 20 os pilotos internacionais e nacionais cujos motores fazem-se ouvir na Serra do Caramulo, em Tondela, na XIII edição do Caramulo Motorfestival. De 7 a 9 de Setembro, a prova traz consigo competição a duas e quatro rodas com a presença pilotos de várias gerações, desde estrelas consagradas a jovens promessas.

Em destaque, estão nomes como o francês Cyril Neveu, que por cinco vezes ganhou o Paris Dakar, incluindo a primeira edição da prova em 1979. Valentino Balboni, Chief Test Pilot e embaixador da Lamborghini, também vem ao Caramulo.

Do lado nacional, chega Pedro Lamy, famoso pelas suas pontuações na Fórmula 3000, Fórmula 1, DTM, 24 Horas de Le Mans e 24 Horas de Nürburgring. André Villas-Boas é outro português que vem ao Caramulo revisitar o seu amor pelos clássicos, ele que ficou conhecido em provas como o Rally Dakar.

No panorama das figuras do Motociclismo, da Fórmula 1, Endurance e Todo-o-Terreno estão Francisco Sande e Castro, que já conquistou dezenas de troféus monomarca, tendo consagrado-se Vice-Campeão Europeu do Troféu Citroën em 1994.

Uma constelação de pilotos

Continuando a lista de pilotos da XIII edição do Caramulo Motorfestival, há nomes como Joaquim Rino, que já venceu inúmeras provas em campeonatos e extra-campeonatos e Mário Barbosa, vencedor de cinco títulos nacionais na modalidade de Ralicross.

Um nome que se repte nesta Rampa do Caramulo é Pedro Salvador, o veterano que por várias vezes foi Campeão Nacional de Montanha – inclusive foi o piloto mais rápido na Rampa. Destaque para Rosário Sottomayor, campeã Nacional de Fórmula Ford em 1993 e Vice-Campeã Nacional de Velocidade em 2002.

Entre os talentos mais precoces destacam-se Filipe Lourenço, que corre actualmente na Aprilia Portugal Racing Team, e Dinis Borges, que, com apenas 13 anos, já corre no Oliveira Cup.

A XIII edição do Caramulo Motorfestival tem uma programação para toda a família e é de entrada livre. Durante os dois dias do evento, o público pode pedir autógrafos aos seus pilotos preferidos.

O Caramulo Motorfestival é dinamizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal. Mais informações no website oficial.