Na foto: Luís Silva, campeão mundial de paraciclismo
Publicidade

Silves faz a estreia do 1º Granfondo a 15 de Setembro com a presença dos medalhados Luís Costa e Rafael Lourenço. Esta é uma competição de ciclismo de estrada de longa duração que o município organiza pela primeira vez em parceria com a ADECT – Associação Desportiva e Cultural de Tunes.

Este 1.º Granfondo Município de Silves/ADECT conta com o atleta Luís Costa, que foi medalha de bronze na prova de contrarrelógio individual, na classe H5, nos Campeonatos do Mundo de Paraciclismo em 2017. O algarvio conquistou o terceiro lugar para Portugal no contrarrelógio de 18km da Taça do Mundo de Estrada de Paraciclismo da UCI em 2018.

Já o jovem Rafael Lourenço destaca-se pelas suas vitórias  e participações em provas de grande importância  – como a Volta a Portugal em Bicicleta e a Volta ao Algarve em Bicicleta. São estes os talentos da região que marcam a prova.

75 quilómetros pelas estradas do Algarve

A competição disputa-se ao longo de 75 quilómetros, entre Algoz, Alcantarilha, Pêra, Porches, Poço Barreto, Alcantarilha-Gare, São Bartolomeu de Messines e Amorosa. O ponto de partida é Tunes, e um dos desafios da prova consiste num declive positivo de 750 metros. A meta é em Silves, a vila onde, previsivelmente pelas 11.30 horas, vão consagrar-se os vencedores.

No 1.º Granfondo Município de Silves / ADECT são atribuídos troféus aos primeiros três classificados dos escalões sub23 masculino, elite masculino, master 30 masculino, master 40 masculino, master 50 masculino, elite feminina e master feminina.

A inscrição tem um custo de 15 euros e inclui participação, o kit ciclista e o almoço, devendo ser efectuada através da plataforma online Cronosport.

O 1.º Granfondo Município de Silves/ADECT conta com o apoio da GNR, Bombeiros de SB Messines, BikeSul, Delegação do Algarve da Federação Portuguesa de Ciclismo, Moto Clube do Algoz e Infra Estruturas de Portugal.

Mais informações no website oficial da Câmara Municipal de Silves.