Publicidade

São João da Pesqueira celebra a 16ª edição da Vindouro Wine & History de 7 a 9 de Setembro. O concelho integra-se no Douro, zona cuja demarcação deveu-se ao Marquês de Pombal, e é parte dessa história que o evento recria.

O Vindouro arranca com o “Douro em Prova”, na tarde do primeiro dia, um concurso que premeia os melhores vinhos do Porto e da Denominação de Origem Controlada Douro. O painel de provas é constituído por especialistas da Revista de Vinhos.

Também não falta música, com Diogo Piçarra a actuar no dia 7 e Raquel Tavares a subir ao palco no dia 8. Destaque ainda para os painéis de discussão “Vinho, Presente e Futuro”  e “Conversas sobre o vinho: as castas brancas do Douro”.

No último dia do evento decorre um leilão de vinhos históricos, com início previsto paras as 18:30.

Um novo Douro sob as ordens do Marquês de Pombal

O Vindouro traz a atmosfera pombalina do século XVIII ao centro histórico de São João da Pesqueira, incluindo um programa com momentos musicais, debates e concursos. Durante três dias, os visitantes vão poder passear e fazer compras no mercado e assistir ao Desfile Pombalino. O cartaz não ficaria completo sem o tradicional Jantar Pombal, servido no dia 7 de Setembro.

Não é à toa a ligação do evento ao Marquês de Pombal. Durante muitos anos, a produção de vinho de Douro esteve desregulada e sujeita ao controlo inglês, sofrendo vários prejuízos por causa disso. Foi o Marquês de Pombal que estabeleceu o controlo estatal sobre o comércio vitícola, com a criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, em 1756.

O Marquês de Pombal também determinou os limites da área vitivinícola do vinho do Porto com 335 pilares de pedra –  os chamados marcos pombalinos -, dos quais boa parte ainda estão para redescobrir (em 2007, uma investigação levada a cabo pelo Museu do Douro identificou 105). Ao estabelecer estes limites geográficos e normas para a produção do vinho, o Marquês de Pombal impulsionou a economia da região durIense.

Mais detalhes sobre o Vindouro de São João da Pesqueira no website oficial.