Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo
Publicidade

Os portugueses Francisco Pardal, Emanuel Pombo e Vasco Bica apuraram-se hoje para a final de downhill (DHI) no Campeonato do Mundo de BTT, que está a decorrer em Lenzerheide, na Suíça.

O melhor ciclista luso foi Pardal, que foi o vigésimo mais rápido entre os 104 participantes. O português, actual campeão europeu de elite, desceu o percurso em 3m11s474c, a 8,268s do vencedor, o neozelandês Brook MacDonald, que completou a descida em 3m03s’206c.

Emanuel Pombo foi o 59.º na manga de qualificação, a 18,901s do mais rápido, e Vasco Bica terminou na 72.ª posição, a 21,894s.

Pior sorte teve o campeão europeu júnior, Tiago Ladeira, que sofreu uma queda nos treinos, contraindo uma lesão num dedo que o impediu de alinhar na manga de apuramento.

“No DHI conseguimos algo de inédito, a qualificação de três corredores para a final, numa competição a eliminar. O Francisco Pardal fez um excelente top 20 e todos, de uma forma geral, deram boas indicações”, destacou o seleccionador nacional, Pedro Vigário.

Na competição feminina, Marta Branco foi 30ª na prova de sub-23 femininas de cross country olímpico (XCO), a duas voltas da primeira classificada, a suíça Alessandra Keller, que foi acompanhada no pódio pela compatriota Sina Frei e pela italiana Marika Tovo, segunda e terceira, respectivamente.

“A Marta Branco esteve ao nível a que nos habituou na sua época de estreia em sub-23. Fez uma boa corrida, mas o ritmo na frente, marcado pela vencedora, não permitiu chegar ao final. A vencedora é uma das melhoras corredores do mundo na categoria de elite”, lembrou o técnico.

A participação lusa no Campeonato do Mundo prossegue este sábado, com Mário Costa a disputar a prova de elite de XCO, a partir das 14:30. A final da competição de DHI realiza-se no domingo.