Publicidade

De 16 a 22 de Setembro é a Semana Europeia da Mobilidade de 2018, e por isso Palmela junta-se a esta iniciativa com uma série de campanhas sob os lemas “Multimodalidade” e “Combina e Move-te”.

Pretende-se com isto que os cidadãos adiram a várias actividades nas quais são desafiados a usar novos meios de transporte e a repensar a sua pegada ecológica. Mais do que minimizar o impacto no meio ambiente, a Semana Europeia da Mobilidade quer também alertar para os benefícios para a saúde da deslocação a pé e de bicicleta.

Assim, no dia 16 decorre uma acção teórico prática sobre como ter uma condução mais eficiente em termos energéticos.  No dia 18, a Praça da Independência recebe as Eco Voltas Solidárias, onde os participantes podem experimentar karts eléctricos e contribuir assim para uma instituição de solidariedade social.

Para os que sempre tiveram receio de pedalar de bicicleta pela cidade, a acção “Condução de Bicicleta em Meio Urbano” (no dia 22) dá a conhecer técnicas para circular com confiança com passeios na Área Metropolitana de Lisboa. Também na noite de 22 de Setembro acontece a 5.ª Pedalada Noturna, um passeio de bicicleta desde o Centro Histórico de Palmela até aos trilhos do Parque Natural da Arrábida.

O óleo alimentar usado como combustível

Ainda durante a Semana Europeia da Mobilidade, é possível trocar óleos alimentares usados (OAU) por títulos de transporte para o circuito urbano de Pinhal Novo.

À iniciativa juntam-se o miniautocarro do Centro Histórico, os autocarros de transporte escolar e as viaturas do Executivo, que são movidos a biodiesel produzido através do OAU recolhido.

O programa da Semana Europeia da Mobilidade inclui ainda a “Hora do Conto” dedicada à mobilidade e a exibição nos Balcões de Atendimento de curtas-metragens sobre o tema.

Mais informações sobre todas as iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade no site da Câmara Municipal de Palmela.