Encadernação Japonesa
Publicidade

Como se faz um livro? Como é esse processo desde a simples página até à encadernação? Para os curiosos destas temáticas, o Museu do Oriente, em Lisboa, propõe em Outubro três workshops nos quais os visitantes podem conhecer as técnicas chinesas e japonesas de Papel Marmoreado, Encadernação Japonesa e Livro Dragão.

O primeiro, no dia 13 de Outubro, vai dar a conhecer uma técnica de conhecimento muito restrita que chegou a ser usada como suporte a documentos sagrados e, mais tarde, papel de embrulho.

A oficina de Papel Marmoreado vai revelar os diferentes materiais a utilizar, incluindo a preparação do banho, das tintas e do papel de suporte, bem como a relação que se estabelece entre a concentração dos pigmentos, a plasticidade dos diferentes materiais e o próprio banho.

Papel Marmoreado

A 27 de Outubro, o workshop de Encadernação Japonesa vai mostrar uma das mais antigas técnicas de encadernação artesanal, utilizando o ponto à vista ‘yotsumi toji’, e aplicá-la na produção de cadernos, livros e álbuns.

Também neste dia, o público vai ser convidado a construir um Livro Dragão recorrendo a técnicas de dobragem, corte e colagem e materiais de ilustração.

Com a forma peculiar de um dragão de papel chinês, este livro abre e fecha, torce e salta, anda e corre, podendo conter palavras escritas, desenhos ou papéis variados.

Livro Dragão

A sessão vai começar com a análise de livros-objecto, seguindo-se a experimentação das técnicas a usar e as várias possibilidades de montagem do livro final e, por fim, a criação de um Livro Dragão personalizado.