Zona de Lazer do Espírito Santo
Publicidade

A aldeia de Cambra, na vila de Vouzela, recebe no próximo sábado uma tertúlia para promover o conhecimento, a conservação e a valorização do património natural dos rios e ribeiras, e demonstrar a sua importância a nível ambiental, social e económico.

No evento vão ser abordadas, entre outras, questões relacionadas com a biodiversidade destes ecossistemas de água doce, os impactos das acções humanas, a utilização sustentável dos recursos e a relevância para o turismo.

A iniciativa, intitulada RIO ACIMA – Tertúlia à beira rio – rios e ribeiras: Um olhar sobre a biodiversidade, tradições e usos”, vai decorrer à beira-rio, na Zona de Lazer do Espírito Santo, entre as 14:45 e as 16:15, e contar com diversos convidados, entre os quais Fernando Gonçalves e Rosa Pinho, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e o fotógrafo João Cosme, reconhecido pelo trabalho na imagem de natureza. A moderar o debate vai estar o presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira.

O evento, de participação gratuita, é promovido pelo município e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, decorrendo no âmbito do Projecto Rio Acima, que tem como objectivo difundir o conhecimento sobre o valor dos ecossistemas de água doce interiores e sensibilizar a sociedade para uma cidadania mais activa, aberta e participada.

O projecto é financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e promovido pela Ciência Viva, abrangendo os diversos parceiros da Rede de Centros Ciência Viva.