Andrea Belfi. Fotografia: Steve Glashier
Publicidade
O músico italiano Andrea Belfi vai actuar pela primeira vez em Portugal no próximo sábado, com um concerto no Teatro Viriato, em Viseu. O baterista e compositor radicado na Alemanha é um dos maiores nomes da música experimental, sendo conhecido pelo estilo único e hipnótico na forma como toca bateria e liga o acústico ao electrónico.
Belfi ganhou uma reputação pelas suas performances enérgicas e carismáticas, individualmente ou em numerosas colaborações, nas quais se destaca a participação na super banda Nonkeen, liderada pelo alemão Nils Frahm.
Ao longo dos anos o italiano tem procurado refinar o timbre acústico da sua música. Ore, o seu mais recente disco, revela um estado musical de quase perfeição, que resulta da combinação de percussão com sintetizadores e samplers.
“O meu trabalho sempre incidiu na criação de um diálogo entre a bateria, a percussão e a electrónica. Tento criar sons acústicos que se parecem sons electrónicos e sons electrónicos que parecem sons de instrumentos acústicos”, descreve o músico sobre o seu próprio trabalho.

O concerto no Teatro Viriato, agendado para as 21:30, encerra a série Solos&Solidão, projecto desenvolvido ao longo do ano de 2018 pela Acrítica – Cooperativa Cultural e organizado pela Carmo’81. O preço dos bilhetes varia entre os 8 e os 12 euros.