Apanha da castanha em Lagomar, Bragança, Parque Natural de Montesinho
Publicidade

A cidade de Bragança acolhe, entre quinta-feira e domingo, mais uma edição da Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca & Norcastanha, que este ano tem como grande novidade uma Gincana de Tractores.

Durante quatro dias os visitantes vão poder degustar a gastronomia de excelência da região, em especial o produto emblemático desta época, a castanha, e o melhor da caça e da pesca transmontanas.

No domingo, dia 4, a gincana vai desafiar alguns brigantinos a colocarem à prova a sua destreza ao volante das máquinas agrícolas. Os três vencedores recebem prémios de 500, 350 e 250 euros, respectivamente, havendo ainda um prémio de participação no valor de 50€.

Cuca Roseta é a cabeça do cartaz musical deste ano, actuando no sábado, às 22:30. O programa da 17ª edição inclui espectáculos de falcoaria, uma prova de avaliação de cães de caça, montaria ao javali e largada de perdizes e faisões, entre outras iniciativas.

Na Parede de Escalada, os mais aventureiros vão poder testar a sua resistência. A actividade, que vai decorrer no sábado e domingo entre as 10 e as 16 horas, vai ter o acompanhamento do Exército.

A feira vai promover ainda uma maratona ibérica da castanha em BTT, um passeio micológico com guia e uma demonstração de apanha mecânica da castanha, além da entrega dos prémios do Concurso da Castanha Fria e Doces de Castanha.

Para os mais pequenos (crianças dos 3-10 anos) vai funcionar, em permanência, um espaço de animação infantil, com diversos equipamentos de diversão e com vigilância. A sessão de abertura está marcada para dia 1, às 18 horas, na presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

Já a decorrer, e até dia 4 de Novembro, os visitantes podem ainda participar na Semana Gastronómica: 14 restaurantes locais associam-se à divulgação da castanha, pesca e caça, privilegiando nas suas ementas pratos confeccionados com estes produtos.