Tiago Rodrigues. © Magda Bizarro
Publicidade

O actor, dramaturgo e encenador português Tiago Rodrigues é um dos laureados pelo Prémio Europa de Teatro – Realidades teatrais, cuja 17ª edição vai decorrer em S. Petersburgo, na Rússia, entre 13 e 17 de Novembro.

O júri considera que o director artístico do Teatro Nacional D. Maria II tem “dado vida a uma nova forma pessoal de construir pontes entre cidades e nações, tanto na cooperação civil, como artística, entre diferentes povos”, sendo por isso um dos distinguidos, que “continuam a lutar por um novo teatro europeu, que vá além de qualquer barreira ou preconceito”.

O galardão destina-se a “encorajar tendências e iniciativas no drama europeu, considerado em todas as suas diferentes formas, articulações e expressões”, revela a organização.

Tiago Rodrigues vai receber o prémio no último dia do festival, no Alexandrinsky Theatre, depois de apresentar os projectos Burning the Flag (work in progress), By Heart e Sopro.

O evento tem como objectivo promover o conhecimento e a divulgação do drama dentro da Europa, para favorecer o desenvolvimento de relações culturais e fortalecer a consciência europeia.

O Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais decorre em simultâneo com o 17º Prémio Europa de Teatro, criado em 1986 pela Comissão Europeia, sob a direcção de Jacques Delors, como um programa-piloto na área do teatro.

Para além dos espectáculos, os artistas galardoados também participam em espectáculos, ante-estreias, leituras, demonstrações, conferências e reuniões.

O evento regressa este ano à cidade russa depois da passagem por Roma em 2017, que coincidiu com as comemorações do 60º aniversário do Tratado de Roma, o qual criou a Comunidade Económica Europeia (CEE).