Publicidade

Sete filmes recentes da produção cinematográfica chinesa vão ser exibidos a partir de domingo em Lisboa, na Semana do Cinema Chinês, que vai coincidir com a visita do Presidente da China, Xi Jinping, a Portugal.

A cerimónia de abertura vai mostrar, às 15 horas, American Dreams in China, de 2013, realizado por Peter Chan. Na sessão vai estar presente o actor Huang Xiaoming, um dos protagonistas da longa-metragem, cujo director de fotografia é Christopher Doyle, um dos grandes nomes da cinematografia mundial, conhecido pelo trabalho em clássicos do cinema asiático como Disponível para Amar, 2046 e Herói.

Até 4 de Dezembro, pelo UCI Cinemas do El Corte Inglés vão passar ainda os filmes Acção Rio Mekong, de Lin Chaoxian, Pira-te, Sr. Tumor, de Han Yan, Totem do Lobo, de Jean-Jacques Arnold, O Rei Macaco – O Herói está de volta, de Tian Xiao Peng, Canção de Féni, de Wu Tian-ming, e Nós nascemos na China, de Lu Chuan.

Outra das figuras já confirmadas na abertura é a directora do departamento de apoio ao cinema do governo chinês,  Wang Xiaohui, que quer “estreitar os laços culturais entre as duas nações e dar a conhecer a Portugal o panorama da produção cinematográfica chinesa na actualidade”, revela a nota de imprensa do evento.

O presidente chinês visita Portugal a 4 e 5 de Dezembro, numa altura em que os dois países estão prestes a comemorar 40 anos de relações diplomáticas. No Orçamento do Estado para 2019 o Governo incluiu diversas iniciativas de celebração das relações diplomáticas com a China, nomeadamente o Festival de Cultura Portuguesa na China e o Festival de Cultura Chinesa em Portugal. Em 2019 assinalam-se também os vinte anos do regresso de Macau à administração chinesa.