Publicidade

O Cine Clube de Viseu exibe esta quinta-feira o mais recente filme de Sérgio Tréfaut, Raiva, um western alentejano baseado no romance Seara de Vento, de Manuel da Fonseca.

A longa-metragem, que estreou nos cinemas no final do mês passado, vai ser exibida a partir das 21:30 no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

O livro e agora o filme contam a história real de António de Dias Matos, trabalhador rural cansado das injustiças que sofria às mãos do patrão, que se barricou com uma caçadeira e uma mão-cheia de balas, num derradeiro um-contra-todos.

A acção decorre no Alentejo dos anos 50 e é protagonizada pelo músico Hugo Bentes, no seu primeiro papel como actor. Tréfaut conheceu-o quando filmava o documentário Alentejo, Alentejo (2014), sobre o cante alentejano.

O elenco conta ainda com Isabel Ruth, Leonor Silveira, Diogo Dória, José Pinto e Rogério Samora, além das participações especiais de Herman José, como padre, ou Lia Gama, numa homenagem a Nicolau Breyner, que integrava o elenco original do filme mas que acabaria por falecer na véspera das filmagens.

Raiva estreou em Junho no Festival Internacional de Cinema de Moscovo, onde venceu os prémios Júri Internacional e Imprensa Independente, e integrou a selecção oficial do Filmfest Munchen, do Festival de Cinema Europeu de Sevilha e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre outros.