Um dos trabalhos de António Six
Publicidade

O Museu Municipal de Vouzela expõe, a partir deste sábado, diversos trabalhos de serigrafia sobre a temática da Força Aérea, do artista plástico António Six.

A mostra, intitulada “Aviões com História”, inclui ainda diversas miniaturas relacionadas com o tema e vai estar patente até 16 de Dezembro na Sala de Exposições Temporárias.

Desde cedo que António Six se interessou pelos aviões, o que o levou a ingressar na Força Aérea e mais tarde a trabalhar na TAP, onde foi comissário de bordo.

Apaixonado por pintura e desenho, o artista esteve ligado ao projecto de gravuras “Aviões de Portugal” e fez diversas exposições no país e no estrangeiro.

Mais tarde começou a dedicar-se à aguarela, até que um dia foi desafiado por um dos filhos, piloto de profissão, a desenhar um avião. A princípio teve medo, mas em segredo lá se aventurou na nova área, com uma média de oito a dez horas de trabalho por dia.

Hoje, com 69 anos, Six conta com cerca de 500 quadros de aviões dos mais variados tipos, que continua a expor e a enviar para o estrangeiro.

A exposição, promovida pelo Núcleo de Viseu da AEFA (Associação de Especialistas da Força Aérea) e pela Câmara Municipal de Vouzela, vai ser inaugurada no sábado, às 12 horas, na presença do Coronel José Gonçalves da Base Aérea nº 5 de Monte Real, em representação do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.