Um dos presépios da exposição
Publicidade

O Museu do Brinquedo Português, em Ponte de Lima, assinala a quadra natalícia com uma exposição de presépios feitos por idosos de várias instituições sociais do concelho.

Algumas construções são autênticas raridades e obras de arte, outras têm genuínas miniaturas, umas são mais tradicionais e outras mais contemporâneas, numa diversidade de tamanhos e materiais.

Aos novos presépios, elaborados por utentes de 15 instituições, juntam-se inúmeros outros da colecção particular do padre Jorge Ramos, “que vão deleitar os amantes deste género de arte pela sua preciosidade, singularidade, originalidade, autenticidade, inovação e raridade”, sublinha o município de Ponte de Lima.

A mostra inclui ainda um conjunto de fotografias associadas à temática da natividade, com figuras em barro policromo da escola Machado de Castro, presépios de Estremoz e outras imagens de notáveis construções do género.

A exposição vai ser inaugurada esta sexta-feira, pelas 16 horas, na Sala de Exposições Temporárias do museu, ficando patente até 6 de Janeiro de 2019.