Odeleite, "Aldeia Presépio"
Publicidade

A aldeia de Odeleite, no concelho de Castro Marim, volta a transformar-se na Belém que acolheu o nascimento de Jesus, há mais de 2 mil anos. De 6 a 9 de Dezembro, mais de 50 figurantes e artesãos e produtores do concelho vão dar vida à “Aldeia Presépio”, uma das mais fiéis e belas recriações do nascimento do Menino.

No mercadinho, os visitantes vão encontrar os mais requisitados e deliciosos produtos locais, como o mel, os frutos secos e a doçaria tradicional desta época festiva. Enquanto isso, pelas ruas da aldeia vão acontecendo diferentes performances artísticas, sendo o primeiro dia do evento especialmente preparado para os mais novos.

Outra das atracções da “Aldeia Presépio” são os Ateliers do Pão, na Casa de Odeleite, um dos pólos culturais do concelho e espaço de dinamização da aldeia: aqui vão ser desvendados alguns dos segredos do popular “pão caseiro”, cozido em forno de lenha.

No último dia, domingo, junto à fogueira de Natal, os visitantes vão também ser convidados a apreciar um quente e reconfortante caldo verde.

A Aldeia Presépio é organizada pela Associação Social da Freguesia de Odeleite em parceria com os artesãos e produtores do concelho e com o apoio da Junta de Freguesia de Odeleite e da Câmara Municipal de Castro Marim.