O Tinto no Branco vai decorrer entre 7 e 9 de Dezembro. Fotografia Município de Viseu
Publicidade

Mia Couto, Joanne Harris e Germano Almeida são alguns dos nomes que vão passar pelo Festival Literário de Viseu, o “Tinto no Branco”, de 7 a 9 de Dezembro, que este ano vai pôr a literatura em debate com o cinema, o teatro, a música, o vinho e a gastronomia.

A britânica, autora do best-seller Chocolate, vem pela primeira vez a Viseu para se juntar a um dos mais respeitados escritores franceses da actualidade, Olivier Rolin, bem como ao cabo-verdiano Germano Almeida e ao moçambicano Mia Couto, ambos prémios Camões.

O escritor e poeta Abrãao Vicente, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo-Verde, Daniel Jonas, Ricardo Pais, António-Pedro Vasconcelos, Deana Barroqueiro e Francisco José Viegas são outros autores confirmados na quarta edição, que promete ser a “mais internacional” de sempre.

Durante três dias o Solar do Vinho do Dão ganha mais vida com provas dos néctares do Dão, concertos, performances, sabores e actividades para todas as idades. Além das “mesas” e das “conversas de vida”, o festival vai ter workshops vínicos e de escrita criativa, uma mostra dos produtos agro-alimentares e do artesanato locais, performances literárias e um espaço para os mais novos. Uma livraria e um alfarrabista vão funcionar em permanência durante o evento.

Na música, os cabeças de cartaz são Luís Severo, no dia 7 de Dezembro, e a banda Dead Combo, na noite de sábado. Ambos os concertos começam às 22:30 e são de entrada gratuita.

“O Tinto no Branco alcança na sua quarta edição a maturidade e um estatuto de reputação cultural que o tornam incontornável. A sua diferenciação, através da associação inédita da literatura aos vinhos e ao património, confere-lhe um lugar absolutamente único”, destacou o vereador da Cultura da Câmara de Viseu, Jorge Sobrado, na apresentação do festival.

O “Tinto no Branco” abre oficialmente no dia 7, às 18:30, nos jardins do solar. O evento, cujo programa completo pode ser consultado aqui, é organizado pelo município de Viseu e pela Viseu Marca em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão.