Fotografia: Lino Ramos
Publicidade

O Cinclus Fest – Festival de Imagem de Natureza regressa à vila de Vouzela no próximo mês de Janeiro para distinguir, uma vez mais, o melhor fotógrafo de natureza do ano.

A nona edição vai ter duas novas categorias, “Arte Fotográfica”, destinada a imagens que expressem a visão estética do fotógrafo, e “Canon O Homem e a Natureza”, para aquelas que representam a relação, positiva ou negativa, entre o homem e a natureza.

A estas juntam-se as habituais secções de “Paisagem”, “Flora e Fungos”, “Fauna”, “Aves”, “Répteis e Anfíbios” e “Parque Natural Local Vouga Caramulo – Vouzela – Despertar Consciências”.

Além do grande prémio GENERG – Fotógrafo de Natureza do Ano, no montante de 1500 euros, o Cinclus Fest vai também distinguir as melhores fotografias em cada uma das categorias, com um primeiro prémio no valor de 500 euros e um segundo em material fotográfico.

O Festival de Imagem de Natureza de Vouzela vai realizar-se nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro, voltando a juntar em Vouzela grandes nomes nacionais e estrangeiros do sector para partilharem o seu conhecimento e experiência através de palestras, workshops e exposições. Manuel Malva foi o grande vencedor da última edição, com a fotografia “Linhas frias, pontos quentes”.

Associado a este evento, o município promove o Concurso Juvenil Cinclus de Fotografia e Pintura de Natureza, dedicado ao tema “Parque Natural Local Vouga-Caramulo (Vouzela)”, que pretende estimular os jovens a recolher imagens fotográficas ou pinturas do território desta área protegida.

“O objectivo é divulgar o Parque Natural junto da comunidade e sensibilizá-la para o valor patrimonial dos seus recursos naturais, arquitectónicos e arqueológicos, mas também valorizar a arte fotográfica e a pintura enquanto meios privilegiados de comunicação”, revela a autarquia.

O concurso é destinado a alunos do concelho de Vouzela, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Castro Daire, integrados no Centro de Formação da Associação de Escolas Castro Daire/ Lafões.

Os interessados podem concorrer até dia 14 de Janeiro, enviando até três fotografias para o endereço gab.turismo@cm-vouzela.pt, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida. Já as pinturas deverão ser entregues no Posto de Turismo, na Avenida João de Melo.

O júri, composto pelos fotógrafos de natureza João Cosme e Ricardo Guerreiro, vai premiar os três primeiros classificados, numa cerimónia agendada para 25 de Janeiro.