Imagem da apresentação da Feira de São Mateus em 2015
Publicidade

A Feira de São Mateus, em Viseu, está nomeada para o prémio ibérico de Melhor Festividade, na quarta edição dos “Iberian Festival Awards”, cujas votações decorrem até Janeiro do próximo ano.

O certame integra assim a nova categoria do concurso, promovido pela Associação Portuguesa de Festivais de Música, aparecendo no 10º lugar entre os 14 eventos portugueses e espanhóis seleccionados.

“É, naturalmente, uma boa notícia e ficamos felizes com o facto de integrarmos o leque das 14 melhores festividades a nível ibérico”, confessa o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

Já o vereador da Cultura, Jorge Sobrado, refere que esta nomeação “confirma o sucesso do projecto de revitalização da Feira de São Mateus e a sua reafirmação no plano ibérico”, sublinhando que a feira é hoje “o certame popular histórico de referência no país”.

As Festas de Lisboa, Agrival (Penafiel), Expofacic (Cantanhede) e Fatacil (Lagoa) são alguns dos eventos nacionais que concorrem com a Feira de São Mateus. Jorge Sobrado realça que a disputa pelo prémio é “uma batalha de David contra Golias”, uma vez que coloca na mesma lista cidades que são capital e regiões metropolitanas contra cidades médias e regiões do Interior.

Em cada categoria vão ser apurados dez finalistas, após a votação do público, estando marcado para o dia 13 de Janeiro o anúncio dos vencedores numa cerimónia no Teatro Afundación, em Vigo.

Os “Iberian Festival Awards” distinguem os melhores festivais em Portugal e Espanha em 22 categorias, promovendo, ao mesmo tempo, o intercâmbio e as relações entre os dois países.