Publicidade

A cidade do Porto vai acolher três estreias nacionais do cinema ucraniano nos dias 11 e 12 de Dezembro, com a iniciativa Ukrainian Film Days, de entrada livre, na Casa das Artes.

O programa começa no dia 11, às 18 horas, com a exibição do documentário A Guerra de Quimeras, das realizadoras Anastasiia Starozhitska e Mariia Starozhitska, uma história de guerra, amor e morte contada em primeira mão por quem viveu os acontecimentos.

Fora do ecrã e dentro dele ecrã estão um rapaz e uma rapariga: ele voluntariou-se para ir na frente, ela chegou depois da batalha; ele foi para o caldeirão de Ilovaysk, onde perdeu os seus grandes irmãos-soldados, e ela, enquanto viajava por cidades em ruína, lutava para compreender a essência da guerra e do amor.

Segue-se, pelas 21 horas, Quando as Árvores Caem, de Marysia Nikitiuk, que decorre numa aldeia ucraniana com três protagonistas: Vitka uma pequena rapariga rebelde, a prima Larysa e o namorado desta, Scar, um jovem criminoso.

Depois da morte do pai, Larysa sente-se perdida. A comunidade discrimina-a por estar apaixonada por Scar, até que a rapariga descobre que a sua avó sacrificara o amor por um jovem cigano, abandonando-o pelos valores tradicionais e por culpa das opiniões de outros.

No dia 12, De Cabeça vai contar uma história sobre a geração pós-revolucionária de jovens à procura do seu lugar numa Ucrânia moderna. O filme de Marina Stepanska segue pessoas desnorteadas que se encontram num momento crucial das suas existências e experienciam juntas alguns dias de felicidade.