Peneda-Gerês Trail Adventure: a maior corrida de montanha

O Peneda-Gerês Trail Adventure vai realizar-se de 8 a 14 de Abril nos cinco municípios que integram o Parque Natural da Peneda-Gerês

Parque Nacional da Peneda-Gerês. Fotografia: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)
Publicidade

O Parque Natural da Peneda-Gerês vai receber de 8 a 14 de Abril mais uma edição do “Peneda-Gerês Trail Adventure”, a maior corrida de montanha por etapas em Portugal, que atravessa os cinco municípios abrangidos por aquela reserva, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre e Terras de Bouro.

O evento é organizado pelo ultramaratonista português Carlos Sá, que através do desporto quer mostrar ao mundo a beleza do único parque nacional português. As inscrições já encerraram, estando confirmada a presença de atletas de 22 países.

Ao longo de sete ou quatro dias (a versão mais curta da prova), os aventureiros vão descobrir as belezas do parque, passando por alguns dos mais emblemáticos locais da região, como a emblemática cascata de Pitões das Júnias, a aldeia de Sistelo, famosa pelos socalcos, ou a Ponte da Misarela, também conhecida por “Ponte do Diabo”.

A prova maior estende-se por 115 ou 220 quilómetros, ao passo que a intermédia varia entre os 75 e os 125. O “Peneda-Gerês Trail Adventure” tem ainda uma vertente solidária, o PGTA, composto pot três caminhadas (dia 8 de Abril em Ponte da Barca, dia 9 em Arcos de Valdevez e dia 14 na Vila do Gerês).

No dia 14 de Abril vai realizar-se uma prova aberta ao público, de 25 quilómetros, em simultâneo com a última etapa do PGTA 7 dias. A festa de encerramento da grande aventura vai decorrer no centro da Vila do Gerês.

O “Peneda-Gerês Trail Adventure” é organizado pela Carlos Sá Nature Events em parceria com a ADERE e os cinco municípios do Parque Nacional da Pededa-Gerês. A competição conta ainda com o apoio do Turismo Porto e Norte, das forças de proteção e socorro e de muitas associações e juntas de freguesias locais.