Mais de 400 atletas disputam Setúbal Triathlon

Setúbal recebe este domingo a prova de triatlo longo, com mais de cem quilómetros de distância, entre natação, ciclismo e corrida

Publicidade

Mais de 400 atletas vão disputar este domingo o Setúbal Triathlon, prova de triatlo longo com mais de cem quilómetros de distância, entre natação, ciclismo e corrida.

A competição tem início às 8:00 horas com o segmento de natação na distância de 1,9 quilómetros, cumprida num circuito de duas voltas numa zona defronte do Parque Urbano de Albarquel.

Segue-se o ciclismo, num percurso de 90 quilómetros com quatro troços distribuídos entre a cidade e a Serra da Arrábida. O último desafio é uma corrida de 21,1 quilómetros, num percurso com quatro voltas que vai decorrer sobretudo ao longo da frente ribeirinha da cidade.

O Setúbal Triathlon é o primeiro triatlo longo realizado na cidade sadina e, segundo o vereador do Desporto da Câmara Municipal, Pedro Pina, cumpre um dos objectivos de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016: “projectar o futuro desportivo com a atracção de grandes eventos e competições”.

O autarca confessa que “é um privilégio acolher alguns dos melhores atletas da modalidade” num evento que “superou todas as expectativas” a nível de inscrições e que, adianta, marca “o arranque de muitos anos de triatlo longo na cidade”.

Uma das novidades da prova é o facto de ter dois parques de transição [da natação para o ciclismo e do ciclismo para a corrida], algo inédito em competições organizadas em Portugal.

O Setúbal Triathlon vai ter uma zona para as famílias dos triatletas, à semelhança do que já acontece em provas internacionais, que fica instalada na área da meta, defronte do Largo José Afonso, na Avenida Luísa Todi.

Paralelamente à competição, neste local vai decorrer um conjunto de iniciativas para o público, como actividades desportivas e animação musical por um DJ residente, revela a organização, a cargo da Câmara Municipal de Setúbal e da HMS Sports.