Óbidos: Viagens por terra, céu e mar no Festival Latitudes

A vila de Óbidos recebe de 28 de Abril a 1 de Maio o Festival Latitudes, o primeiro encontro de literatura e viajantes

Publicidade

Viagens escritas, faladas, ilustradas, por livrarias, por terra, céu e mar e até à mesa, são algumas das propostas da vila de Óbidos para o fim-de-semana de 28 de Abril a 1 de Maio, quando receber o Latitudes, o primeiro encontro de literatura e viajantes.

Nomes sonantes da literatura e das viagens vão passar pelo evento, que conta ainda com lançamentos de livros, exposições, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, música e conversas sem tempo aos finais de dia.

O caricaturista André Carrilho está em residência artística na vila para fazer ilustrações em aguarela, inéditas, sobre Óbidos, que vão ser expostas nas diversas livrarias da vila e do concelho. O momento vai marcar a inauguração oficial do Latitudes.

Os Urban Sketchers Portugal, Urban Sketchers coletivo de Barcelona e Grupo do Risco vão ocupar a Galeria do Pelourinho com exposições de cadernos de viagens, conversas com os autores, conferências sobre viagens inesquecíveis, lançamento dos livros “Portugal by Urban Sketchers” e “Porto by Urban Sketchers” , entre muitos outros, e ainda experiências de ilustração/desenho ao vivo.

Guilherme d’Oliveira Martins vai conversar com o escritor escocês Neill Lochery a partir do novo livro deste, Portugal Saído das Sombras – Da Revolução de 1974 ao Presente. “Será mais uma viagem de um prestigiado catedrático da University College London, que já editou dois livros sobre Lisboa e que continua a olhar de fora para a história do nosso país”, revela a organização do festival.

Os jornalistas Paulo Moura e Cândida Pinto vão estar à conversa, com moderação de Vanessa Rato, e Rui Cardoso Martins, Altino Barradas, Isabel Lucas e Manuela Correia vão falar sobre como uma viagem geográfica se pode transformar numa peregrinação interior ficcional.

A residência literária em Óbidos do escritor brasileiro José Santos (Prémio Jabuti 2016 (Livro Infantil) vai continuar no Latitudes com o lançamento de livros resultantes dessa experiência.

O festival Latitudes vai ainda levar a Óbidos autores como Iêda Alcântara, João Guimarães, M. José Amorim, Alexandre Sousa, Ronaldo Cagiano (Prémio Jabuti 2016 – Conto) e Eltânia André.

Nesta primeira edição, o evento, que integra a programação de Óbidos Vila Literária, lança também o Prémio Viagens & Vantagens da Via Verde, que visa promover o Turismo e a Literatura de viagens em Portugal.