Da Broadway a Santa Comba Dão: Estreia do musical “O Homem de La Mancha”

Publicidade

O famoso musical “O Homem de La Mancha”, inspirado na história de D. Quixote, chega ao palco da Casa da Cultura de Santa Comba Dão. A reinterpretação do espectáculo da Broadway coube à Trigo Limpo (projecto teatral da ACERT), em parceria com o Conservatório de Música e Artes do Dão.

A encenação e direcção artística coube a José Rui Martins, que colaborou igualmente na  tradução e adaptação com R. M. Ribeiro. Com 40 artistas em palco e uma orquestra de 40 elementos, o espectáculo dá vida a vinte temas musicais ao longo de quase três horas.

Este é o décimo musical que o Conservatório de Música e Artes do Dão produz, levando assim os talentos regionais a reinterpretar um espectáculo de fama internacional. A Trigo Limpo realça que a elaboração de um espectáculo deste género constitui um “audacioso desafio”, e espera que projectos como este cimentem a “identidade de um território no panorama da formação e criação artística nacional”.

Um Clássico Absoluto

“O Homem de La Mancha” é uma adaptação do original da Broadway “The Man of La Mancha”. O musical, composto por Dale Wasserman, Mitch Leigh e Joe Darrion, baseia-se no texto televisivo de Wasserman intitulado “I, Don Quixote”, que, por sua vez, toma inspiração no livro “D. Quixote de La Mancha”. Escrito pelo espanhol Cervantes no século XVII, o clássico literário acompanha as peripécias do cavaleiro D. Quixote juntamente com o amigo Sancho Pança.

“The Man of La Mancha” estreou em 1965 e rapidamente tornou-se num dos maiores sucessos da Broadway, tendo arrecadado 5 prémios Tony. O musical teve a sua revelação no ANTA Washington Square Theatre em Nova Iorque, e desde então tem sido reinterpretado centenas de vezes em palcos por todo o mundo.

A estreia de “O Homem de La Mancha” dá-se no dia 6 pelas 21.30 horas na Casa da Cultura de Santa Comba Dão. Mais informações no site da ACERT.