Festival do Moscatel regressa a Palmela

Fotografia: Direitos reservados
Publicidade

A vila de Palmela, no distrito de Setúbal, recebe no próximo fim-de-semana mais uma edição do Festival do Moscatel, que vai ter uma mostra permanente de vinhos desta casta e onde os visitantes vão poder provar e comprar moscatel de Setúbal, moscatel Roxo e diversos brancos e espumantes produzidos com a mesma.

O evento, com entrada livre, vai ter as habituais provas de vinhos comentadas, harmonizações vínicas, workshops e showcooking. No sábado, às 15 horas, vai realizar-se o workshop de confecção de “Binários de Laranja com Moscatel”, com degustação de bolinhos a sair do forno, e pouco depois vai ser apresentado o Real Gin Moscatel, o primeiro da península de Setúbal com real gin.

Ainda neste dia destacam-se, entre outras iniciativas, o Concurso de Doçaria de Palmela, que premeia os doces feitos com Mostatel de Setúbal, o Moscatel Fusion: Queijo de Azeitão e o Jantar do Moscatel, cujo menu vai ser confeccionado com este vinho.

O domingo propõe o workshop Doçaria com Moscatel, para aprender a fazer compota com o famoso néctar e fruta da época, e o Moscatel Fusion, que vai mostrar como o vinho pode dar bons chocolates.

O festival inclui ainda degustação de ostras, workshop e venda de sushi, bem como as tradicionais castanhas e pão com chouriço. Para os mais novos, há, no sábado, o Especial KIDS – 1, 2, 3… Fantasia, um concerto didáctico, onde o saxofone é o ponto de encontro entre a música e a animação, e no domingo o Especial KIDS – Laboratório “Pequenos Einsteins E=mc2”, uma animação científica com base no ensino experimental, em torno de conceitos básicos associados à vinha e à uva.

Para participar nas actividades, que decorrem no Cine-teatro S. João, na Casa Mãe da Rota de Vinhos e na Biblioteca Municipal, é necessário comprar o copo de prova oficial do Festival (1,50 euros), que dá direito a uma prova de Moscatel de Setúbal.

De 9 a 18 de Novembro, o moscatel inspira também os Fins-de-Semana Gastronómicos no concelho de Palmela: 26 os estabelecimentos de restauração e bebidas prometem experiências gastronómicas inovadoras à base deste vinho.

A iniciativa integra o programa “Palmela, Experiências com Sabor!” 2018, que só termina em Dezembro, com os Fins-de-Semana Gastronómicos Natalícios, nos dias 14,15,16, 21, 22 e 23 .