Imagem de Gonçalo Santos
Publicidade

Dar oportunidade aos leitores de poderem estar com os seus autores preferidos e de saber um pouco mais sobre eles e a sua obra é a proposta do Café com Letras, que está de regresso e tem como palco a Biblioteca Municipal de Oeiras. Patrícia Reis é a primeira convidada deste projecto da Câmara Municipal de Oeiras, com encontro marcado para o dia 17 de Janeiro, às 21:30. A jornalista vai estar à conversa com José Mário Silva, moderador residente do projecto, à volta da sua vida e obra. A entrada é livre.

O projecto Café com Letras pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa (e estrangeira) e o seu público e, nesta nova edição, serão novamente cativados a vir a Oeiras nomes cimeiros das Letras (a exemplo, Zadie Smith e Ian McEwan). A conversa à volta da vida e obra dos escritores convidados será moderada pelo jornalista José Mário Silva, o que é garante de grandes momentos associados à literatura (a quem a produz e a quem a consome). O Café com Letras retoma o seu nome original em substituição do Geração Espontânea, funcionando quase como uma mnemónica para os grandes vultos que por cá passaram em anos transatos (Saramago, Lobo Antunes, Mia Couto, Gonçalo M. Tavares).

Patrícia Reis nasceu em Lisboa, em 1970. Começou a sua carreira jornalística em 1988 no semanário O Independente, passando depois pela revista Sábado e semanário Expresso. Escreveu mais de duas dezenas de livros, entre os quais a colecção infanto-juvenil «Diário do Micas» e dois livros infantis. A Gramática do Medo, escrito a quatro mãos com Maria Manuel Viana e A construção do vazio são os seus últimos livros. Faz o programa de rádio A Páginas Tantas com Inês Pedrosa e Rita Ferro e assina uma crónica semanal no Sapo 24. É directora da revista Egoísta.José Mário Silva nasceu em Paris em 1972. Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, jornalista desde 1993, passou pelo Diário de Notícias, RTP2, Time Out Lisboa. Neste momento coordena a secção de Livros do jornal Expresso, além de ser colaborador permanente da revista Ler. Publicou dois livros de poemas (Nuvens & Labirintos, Gótica, 2001; Luz Indecisa, Oceanos, 2009) e um de narrativas curtas (Efeito Borboleta e outras histórias, Oficina do Livro, 2008). É autor do Bibliotecário de Babel, um dos mais relevantes blogs portugueses sobre literatura.

Biblioteca Municipal de Oeiras                                           Av. Francisco Sá Carneiro, 17, Urb. Moinho das Antas, Oeiras