Publicidade

A iniciativa, organizada pela Universidade Sénior de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, integra as comemorações do bicentenário do nascimento de António Maria Eusébio, com um programa de actividades que decorre até Dezembro, evocativo do carismático poeta popular.

Perante o auditório da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal cheio, a apresentação do Prémio de Poesia Popular António Maria Eusébio “O Calafate” foi dirigida pelo presidente da administração da Uniseti, Arlindo Mota, acompanhado de elementos da comissão da comemoração do bicentenário de Calafate, Américo Pereira e Maria do Carmo Branco.

Durante a sessão foi evocada a figura e obra de Calafate por Maria Alice Silva, acompanhada em dois poemas pelo grupo de violas e fado da Uniseti, coordenado por Albano Almeida.

O concurso Prémio de Poesia Popular António Maria Eusébio, com regulamento disponível em notícia publicada na página www.mun-setubal.pt, visa estimular a criatividade, valorizar a produção literária e fomentar hábitos de escrita e de leitura, bem como contribuir para a divulgação do poeta nascido em Setúbal em 1819 e estimular a produção literária dos poetas contemporâneos.

A participação é aberta a todos os poetas de qualquer nacionalidade, que apresentem produções inéditas, escritas em português, e subordinadas obrigatoriamente aos motes da autoria do poeta António Maria Eusébio. O género literário elegível é a poesia popular, com tema livre, em décima, que, em arte poética, equivale a uma estrofe com dez versos.

As inscrições podem ser feitas até dia 14 de Junho e os participantes a concurso só podem concorrer com o máximo de dois trabalhos, que devem ser apresentados datilografados, em triplicado, e entregues em envelope de remessa fechados, identificados com recurso a um pseudónimo.

O segundo envelope deve estar identificado no exterior com o pseudónimo do concorrente e contendo uma folha com a identificação do concorrente, através de nome, endereço, contactos e pseudónimo.

O terceiro envelope deve conter os dois envelopes mencionados e no exterior só deve apresentar o endereço do destinatário: Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal. Concurso Literário. Parque do Bonfim. 2900-703 Setúbal.

As obras a concurso são analisadas e classificadas por um júri, a quem está vedada a participação no certame e de que cujas decisões não há recurso.

O autor da obra vencedora, a anunciar em Outubro, recebe 750 euros, numa cerimónia que se realiza no dia 23 de Novembro na Galeria Municipal do 11.

As Comemorações do Bicentenário do Nascimento de António Maria Eusébio (1819-1911) já contaram, em Dezembro do ano passado, com o lançamento no sítio da internet do Arquivo Distrital de Setúbal do registo de baptismo do homenageado, acompanhado de transcrição paleográfica, dia 3, e uma cerimónia dos 50 anos do monumento do Calafate, no Bonfim, a 29.

O programa inclui, ao longo de 2019, exposições, actuações musicais, conferências, apresentação de livros, actividades de poesia e performances cénicas.

A Câmara Municipal de Setúbal, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, o Arquivo Distrital de Setúbal, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, a Associação Casa da Poesia, o Centro de Estudos Bocageanos, o Rotary Club de Setúbal e a Universidade Sénior de Setúbal organizam as comemorações.

António Maria Eusébio, calafate de profissão, foi um carismático autor popular, que, embora simples e iletrado, relatou em poemas e cantigas a evolução do burgo setubalense na transição do século XIX para o século XX.