Publicidade

A Elevação de Lagos a Cidade, que se assinala a 27 de Janeiro, representa um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento da importância e do trajecto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504 até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião. Este facto levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na história de Portugal. Para assinalar esta efeméride a autarquia organizou algumas iniciativas:

→ Dia 26 | 15H00

Dom Sebastião, o Rei que elevou Lagos a cidade em 27 de Janeiro de 1573 Conferência

Pela Profª Doutora Maria Augusta Lima Cruz Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI

→ Dia 26 | 17H00

Sebastianismo revisitado, por Sam Abercromby

Inauguração de exposição de pintura

Centro Cultural de Lagos (patente até 6 de abril)

Sam Abercrombytem 71 anos e é australiano. Veio para Portugal em 1986 e há 22 anos que mora em Vila do Paço, onde tem o seu atelier.

Exprime-se através da pintura, da arquitectura, da música, da cerâmica e da literatura. Com a sua longa carreira em Portugal o artista já realizou várias exposições individuais colectivas. Na série da obra sobre D. Sebastião o artista renegoceia o mito e a vida de Sebastião de Portugal. Reserva o direito, como artista, de levar o mito e as histórias oficiais aceites e “reinvestir”, dando-lhes interpretações criativas, subjectivas, líricas e heróicas…capacitando-as como estímulos para um novo caminho da sua pintura.

→ Dia 27 | 15H00

A visita de D. Sebastião a Lagos e a elevação da cidade

Visita comentada

Ponto de Encontro: Junto à Estátua de D. Sebastião (Praça Gil Eanes)

Inscrições gratuitas mas obrigatórias (mínimo de 5 e máximo de 15 participantes) no Posto de Turismo Municipal (Praça Gil Eanes / (pim@cm-lagos.pt) até ao dia 24 de janeiro.