Município da Póvoa de Lanhoso volta a organizar workshop de escrita criativa

Publicidade

O município da Póvoa de Lanhoso vai voltar a organizar, em Março de 2019, um workshop de escrita criativa integrado no programa do Prémio Literário António Celestino, que vai para a sua terceira edição.

Esta edição do workshop terá lugar aos sábados de manhã, destinando-se a pessoas naturais e residentes no concelho da Póvoa de Lanhoso, ou que aí tenham raízes, podendo as inscrições ser efectuadas através do e-mail sofia.freitas@mun-planhoso.pt.

Este workshop de escrita criativa começou a realizar-se em 2017 e voltou a ocorrer no ano passado, tendo da formação resultado a edição de dois pequenos livros de contos, intitulados, respectivamente, “Contos de Janeiro” e “Contos de Fevereiro”, contendo textos literário de parte dos formandos. A proposta deste ano passa por nova edição, desta vez sob o título de “Contos de Março”. A formação é ministrada pelo escritor José Abílio Coelho, que coordenou também as edições anteriores e a publicação dos livros.

De acordo com o mesmo, é uma possibilidade, quando se concluir uma série completa de 12 opúsculos, “se fazer uma coletânea que reúna todos os textos, dessa vez sob o título de ‘Contos de Todo o Ano’, projecto que, quando completo, ficará certamente para a história das Letras das Terras de Lanhoso”.

O Prémio António Celestino, que este ano vai acolher a modalidade conto, pretende homenagear aquele intelectual da Póvoa de Lanhoso falecido em 2013, bem como promover hábitos de leitura e de escrita e de defesa da Língua portuguesa.