Coral “Ensaio” assinala 30 anos

Publicidade

No dia 3 de Fevereiro, domingo, às 18h00, o Coral Ensaio da Escola de Música da Póvoa de Varzim vai celebrar o seu 30º aniversário com um concerto, de entrada livre, no Museu Municipal.

O Coral “Ensaio” iniciou a sua actividade em Janeiro de 1989, sob a direcção do Prof. José Abel Carriço. Inicialmente, este projecto surgiu com a criação da Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim, pelo Município desta cidade, em maio de 1988, sendo formado por alunos, encarregados de educação e melómanos dedicados.

Ao longo da sua existência, participou em audições públicas da Escola de Música e em variados momentos culturais da localidade e de várias cidades de Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda. Organizou e participou no 1º e 2º Encontro Internacional de Coros Amadores da Póvoa de Varzim, em 1995 e 1996, onde estiveram coros de Espanha e de França. Em 2013 e 2014 participou no Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim. Recentemente (2017), realizou um concerto, na Igreja da Senhora da Oliveira, integrado no III Festival de Música Religiosa de Guimarães.

Tem-se apresentado em concerto, com alguma frequência, no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, e tem sido presença constante nas edições do Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates.

Gravou para a edição em CD de “Os Melhores Coros Amadores da Região Norte”, nomeadamente, com temas populares poveiros. 

Ao longo da sua intensa actividade, vem praticando um vasto repertório histórico, profano e sacro, incluindo autores portugueses, nomeadamente poveiros. A sua presença em concerto tem sido “A Capella” ou em parceria com distintas formações instrumentais e destacados solistas.

José Abel Carriço cedo iniciou os estudos musicais, nos Seminários Diocesanos de Braga, tendo, posteriormente, frequentado o Conservatório de Música do Porto, onde completou o Curso Superior de Canto (1986), na classe da Professora Fernanda Correia. Mais tarde, após a obtenção da licenciatura (2006), concluiu o mestrado (2008), em Estudos Superiores Especializados em Educação Musical, na Universidade do Minho – Braga. Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento em Direcção Coral e de Orquestra, Técnica Vocal, Análise e Técnicas de Composição, destacando-se, entre os mestres com quem trabalhou, J. Borges Coelho, Peter Phillips, Erwin Liszt, G. Keegelman, Robert Houlian e, do Instituto Superior de Música Sacra de Regensbourg, Herbert Velten e Joseph Stoiber.

Como resultado da pesquisa que tem vindo a realizar, a nível biográfico e de obras musicais, de autores poveiros, para além de alguns artigos, já proferiu várias conferências.

Entre 2009 e 2013, assumiu a Direcção Executiva da Escola de Música da Póvoa de Varzim, fazendo parte do corpo docente, desde a sua criação (1988). Nesta Escola fundou o Coral “Ensaio” (1989), com o qual já realizou inúmeros concertos, em várias localidades de Portugal, em Espanha, na Bélgica e na Holanda. A sua dedicação à música coral manifesta-se também enquanto director do Grupo Coral de S. Pedro de Rates e do Coro da Universidade Sénior do Rotary da Póvoa de Varzim. Actualmente, tendo sido o promotor, é o Director Artístico do Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates – Póvoa de Varzim (2005) e o Director da Escola de Música Arnaldo Moreira, de S. Pedro de Rates (2007).