Publicidade

De 26 de Janeiro a 2 de Março, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso acolhe a XV edição do Concurso Nacional de Teatro (CONTE).

“A Póvoa de Lanhoso sempre teve uma tradição no teatro amador, valorizando muito esta componente cultural. É por isso que este concurso faz todo o sentido e é também esse um dos motivos que leva a Câmara Municipal da investir nesta iniciativa. Esta é uma terra de cultura, que valoriza as suas tradições e o seu património. O desenvolvimento do concelho e dos Povoenses também se faz com boa cultura, apostando a autarquia numa programação cultural de qualidade”, considerou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, durante a apresentação deste certame.

O CONTE é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA) com apoio da Fundação INATEL. “Esta iniciativa tem crescido muito pelo sucesso das parcerias que temos feito”, reconheceu o autarca Povoense, agradecendo àquelas entidades o contributo para fazer deste concurso “um momento alto do teatro no país”.

O Presidente da Direcção, José Teles, representou a Federação Portuguesa de Teatro e agradeceu ao Município da Póvoa de Lanhoso que, desde 1993, “tem sido um parceiro incondicional” nesta organização. “Este tipo de parcerias é importantíssimo. A forma como a sociedade se vai estruturando, e neste caso, no nosso pequenino país, pequenino na dimensão, mas grande em muitas outras coisas, só é possível termos melhores e mais coisas se conseguimos juntar vontades e forças e, a partir daí, as coisas nascem, crescem e mantêm-se, no tempo, como é o caso deste evento”, salientou.

A directora artística do Theatro Club (espaço que volta a acolher todos os espectáculos), Maíra Ribeiro, apresentou o programa, na manhã de hoje, 17 de janeiro de 2019, no Centro Interpretativo Maria da Fonte. Oportunidade que serviu ainda para a assinatura do protocolo de parceria para a XV edição.

Terra que aposta na cultura e com tradição no teatro, a Póvoa de Lanhoso acolhe a XV edição deste certame de dimensão nacional. O CONTE é já uma referência e as expectativas para mais esta edição continuam elevadas. “Espero que sejam semanas de grandes espectáculos e que os Povoenses e os amantes do Teatro da região aproveitem esta oportunidade”, desafiou o Presidente da Câmara Povoense, Avelino Silva.

Programa:

Sábado, 26 Janeiro GATEM – Grupo de Animação Teatral Espelho Mágico “Há Festa na floresta”

Sexta, 01 Fevereiro Tin.Bra – Academia de Teatro “TSH-Quanto vale a vida humana?”

Sábado, 02 Fevereiro TEM – Teatro Experimental de Mortágua “FORJA”

Sexta, 08 Fevereiro Grupo Dramático e Recreativo da Retorta “Uma história que não lembra ao diabo”

Sábado, 09 Fevereiro TIL – Teatro Independente de Loures “Retalhos de Um Homem”

Sexta, 15 Fevereiro ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa “A Lição”

Sábado, 16 Fevereiro GAC – Grupo d’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal “A Visita da Velha Senhora”

Sexta, 22 Fevereiro Os Plebeus Avintenses “Circo”

Sábado, 23 Fevereiro Teatro Nova Morada “Alba”

Sábado, 2 Março Gala de Encerramento 21h00