“Simão e o Livro Mágico”

Publicidade

“Simão e o livro mágico” tem texto de Francisco Martiniano Palma e Mafalda Santos – que também encena e interpreta – e cenografia de Nuno Markl. A direcção musical e os arranjos são de Tó Carvalho e os figurinos de Alexandrina Brito. Interpretam Mafalda Santos, Vítor Emanuel, e o vilacondense Telmo Mendes, Sílvia Marques e João Pedro Barata.

Simão é um menino que encontra um misterioso livro no sótão e nele descobre uma passagem secreta para o lugar onde vivem todos os heróis e vilões dos contos infantis. Simão vai embarcar numa inesperada e divertida aventura para ajudar as personagens das histórias de encantar a sobreviverem a uma época em que as crianças deixaram de ler. Ele vai explicar a todos a urgência de voltar a estes livros para que a nossa memória colectiva, que alimenta sonhos há várias gerações através de tantos contos e fábulas, não desapareça. E que melhor forma de manter vivas estas histórias do que recriá-las vezes sem conta, com novas roupagens e novas perspectivas? 

Este é o contributo de SIMÃO E O LIVRO MÁGICO — um espectáculo vibrante na sua actualidade que olha para personagens centenárias com a curiosidade de quem as vê pela primeira vez e que as apresenta com a intemporalidade que merecem. Nesta cómica epopeia infantil é abordado o tema da perda dos hábitos de leitura como actividade lúdica e a sua substituição pelo consumo fácil dos jogos de vídeo ou das redes sociais. “Simão e o Livro Mágico” dará a conhecer o Lobo Mau, a Capuchinho Vermelho e a sua Avó, a Branca de Neve e o Pinóquio, de uma forma nunca antes vista… Um espectáculo com 1 hora de duração, onde 5 actores dão vida a 12 surpreendentes personagens.