Iniciativa da ACAPO na Sertã “Jantar às Escuras”

Publicidade

Terá lugar no próximo dia 23 de Março, a partir das 20 horas, no restaurante da Ponte Velha, na Sertã, um “Jantar às Escuras”. Identificada como uma verdadeira experiência sensorial e humana, trata-se de uma acção de sensibilização promovida pela Delegação de Castelo Branco da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) aberta à comunidade: tem como objectivo principal desafiar as pessoas normovisuais a jantar de olhos vendados, a fim de experienciarem um pouco da realidade diária das pessoas com deficiência visual.

O “Jantar às Escuras” contará com a animação musical do grupo “Alegria e Companhia”, da Sertã. As inscrições podem ser feitas na Junta de Freguesia da Sertã até ao próximo dia 15 de Março.

Esta iniciativa surge no âmbito da parceria estabelecida entre a Delegação da ACAPO de Castelo Branco e a Câmara Municipal da Sertã, que permitiu a implementação, em Abril de 2017, de um gabinete de atendimento vocacionado para o apoio a pessoas com deficiência visual e suas famílias. Aquele gabinete funciona num espaço cedido pela Junta de Freguesia da Sertã e tem como principais objectivos o atendimento, o acompanhamento psicológico, social e reabilitativo e o aconselhamento às famílias com problemáticas associadas à perda da visão.

Para a Câmara Municipal da Sertã, a existência de uma resposta social no âmbito da deficiência visual no concelho vem reforçar o papel do Município na valorização dos direitos sociais e dos princípios de cidadania e justiça social que norteiam a ação da política e desenvolvimento social.