José Alberto Postiga lança o seu terceiro livro

Publicidade

No dia 24 de Fevereiro, domingo, às 17h30, será apresentado, no Diana-Bar, o livro A Litania da Cinza de José Alberto Postiga.

A obra será apresentada pelo poeta Aurelino Costa e a sessão contará com declamação de poemas pela atriz Aurora Gaia.

José Alberto Postiganasceu em Novembro de 1977 na Póvoa de Varzim.

Provém de uma família humilde de pescadores residente no lugar de Caxinas, Vila do Conde. Com apenas onze anos de idade, por motivos relacionados com costumes familiares e uma exígua noção da real importância do ensino escolar, abandonou prematuramente a escola e iniciou a sua vida laboral como pescador. Exerceu a profissão até aos 22 anos, afastando-se depois de o mar, em algumas ocasiões, lhe ter tentado roubar a vida.

O ano de 2005 levou-o até à Suíça central onde reside e trabalha até hoje, exercendo o cargo de líder de grupo na área da construção modular, para a qual se formou.

Nos anos de 2011 e 2012 regressou à escola e concluiu com aproveitamento o ensino secundário na EPVC.

Considera-se um metamorfoseado, um autodidacta, um pró-activo e um sonhador. A escrita, confessa, deixou de ser para ele um gozo e passou a ser uma necessidade.

Entre outras actividades literárias e culturais, assinou, durante o ano de 2017, uma crónica no Jornal Gazeta Lusófona direccionado à comunidade lusa residente na Suíça. E em 2018 foi membro organizador do primeiro certame cultural realizado pela diáspora portuguesa na Suíça central “Expo Cultura Lusa”.

Participou na antologia À Sombra Do Silêncio (2018), edição bilingue, português, francês.