42ª Feira do Queijo Serra da Estrela

O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, tem a honra de convidar V. Exa. e o órgão de Comunicação Social que representa para abertura da Feira do Queijo Serra da Estrela, que se irá realizar no dia 2 de Março, pelas 10:00h, no Mercado Municipal de Seia, com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Foto: DR
Publicidade

Mantendo o figurino dos últimos três anos, a feira decorre entre o próximo sábado e a terça-feira de Carnaval (de 2 a 5 de Março) no Mercado Municipal e zona envolvente e renova a ambição de se afirmar no plano cultural, económico e cultural da região.

A feira volta a assumir um papel preponderante na valorização e promoção dos produtos tradicionais, elencando costumes e as produções locais numa mostra diversificada, imbuída em tradição e inovação. 

A Feira do Queijo reúne o que de melhor se produz no concelho no sector agro alimentar, onde o Queijo Serra da Estrela é rei, mas de que são indissociáveis produtos como o pão, o vinho do Dão sub-região da Serra da Estrela, os enchidos, o mel Serra da Estrela, complementado com mostras de lã/burel, de artesanato da região e de um rico programa de animação.

O mercado do queijo e dos produtos endógenos voltam a assumir o núcleo central da feira e a área circundante será ocupada pelo artesanato, através de uma mostra da Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

À entrada da feira será novamente recriada a Quinta do Pastor, um espaço de elevada função pedagógica, onde serão apresentados, entre outros animais, vários exemplares de ovelhas Bordaleira da Serra da Estrela, sendo concebida em parceria com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela e onde decorrerão as demonstrações da ordenha da ovelha.

No local, como habitual, será ainda instalada uma pequena horta, desenvolvida pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, com culturas hortícolas.

O amigo fiel do pastor, o Cão Serra da Estrela, também terá lugar de destaque, numa mostra proporcionada pela Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela.

Tendo em vista a promoção da adopção animal responsável, o Centro de Recolha Oficial de Cães e Gatos (Canil/Gatil) Municipal promoverá a habitual campanha de adopção de animais de companhia.

Assumindo cada vez mais o papel de reavivar tradições, a autarquia volta a promover em conjunto com a restauração do concelho momentos de cozinha ao vivo, onde serão confeccionadas receitas commumente associadas à actividade da pastorícia. Os sabores tradicionais também poderão ser degustados nas tasquinhas de ‘comes e bebes’, asseguradas pelo associativismo local.

Destacar, também, o desfile de moda com expositores presentes na feira, com primazia para as capas de burel, acessórios tradicionais e calçado artesanal, assim como o workshop de harmonização de queijos da Serra da Estrela com os Vinhos do Dão – “Casamento Perfeito”, promovido pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria / IPG, com o Chef Paulo Cardoso, da Casa da Ínsua.

Procurando valorizar os produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial, realce para a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia (segunda-feira) e para a produção de enchido ao vivo (terça-feira), num processo que irá envolver vários produtores do concelho.

No plano da animação musical, a organização desenhou um vasto programa para os quatro dias, que assenta fundamentalmente na riqueza e diversidade do movimento associativo (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos).

Paralelamente a feira acolhe a XVII Exposição de Fotografia de Ambiente do CISE, este ano com o tema “Então…e as ovelhas?”, e a exposição “A Ovelha e o Cão Serra da Estrela – 1º Concurso de Artesanato”, organizada pela Associação de Artesãos da Serra da Estrela, em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia, esta última patente no Posto do Turismo até ao final do mês de Março.

A feira abre todos os dias às 10h e encerra às 20h, à exceção da 3ª-feira de Carnaval, cujo fecho será antecipado para as 17h.

PROGRAMA

02/mar sábado

10h00    Abertura da Feira 10h00    Sociedade Recreativa e Musical Loriguense Cerimónia de Abertura pelas entidades oficiais                 Prova do Maior Queijo – Produzido na Feira do Queijo Serra da Estrela – Seia 2018 11h00    Rancho Folclórico de Seia 12h00    Banda Filarmónica 1º Janeiro de Carragozela 14h00    Rancho Folclórico Estrela D’Alva de Vila Cova à Coelheira 15h00    Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena 16h00    Cozinha ao vivo | Feijocas à Serrana | Restaurante Miraneve 16h30    Grupo de Cantares Recordações de Tourais 18h00    Grupo Musical Zimbro 20h00    Encerramento da Feira

03/mar domingo

10h00    Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de São Romão 11h00    Banda Academia de Santa Cecília de São Romão 12h00    Tuna de Figueiredo 14h00    Grupo de Cantares Gerações de Carragozela 15h00    Demonstração da “Ordenha da Ovelha” | ANCOSE 16h00    Cozinha ao vivo | Grão à moda da Arrifana | Restaurante a Caverna da Bicharada 17h00    Rancho Folclórico “Os Pastores” de São Romão 18h00    Moda no Mercado| Desfile com expositores presentes na Feira 20h00    Encerramento da Feira

04/mar segunda

Durante o dia: Produção ao Vivo do Maior Queijo de Ovelha de Seia – Produtores do concelho

À tarde: Workshop “Casamento Perfeito” – Harmonização de Queijos da Serra da Estrela com os Vinhos do Dão I Escola Superior de Turismo e Hotelaria / IPG

10h00    Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia 12h00    Demonstração da “Ordenha da Ovelha” | ANCOSE 12h00    Sociedade Musical Estrela da Beira de Santa Marinha 14h00    Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior 15h00    Rancho Folclórico de Paranhos da Beira 16h00    Cozinha ao vivo | Arroz de Carqueja | Restaurante a Taberna da Fonte 18h00    Tó-Zé Brito 20h00    Encerramento da Feira

05/mar terça

Durante o dia: Produção ao Vivo do Enchido de Seia – Produtores do concelho

10h00    Banda Torroselense Estrela D’Alva 11h00    Grupo de Bombos “Zés Pereiras Aikdoy” da Folgosa da Madalena 12h00    SenaTuna – Tuna Académica da ESTH / IPG 14h00    Grupo de Cantares “Balancé da Cabeça” 16h00    Cozinha ao vivo | Cozido à Margarida e Papas de Milho | Restaurante “A Margarida” 16h30    Grupo de Bombos da Associação Juvenil de São Martinho 17h00    Encerramento da Feira.