Cerca de 1700 crianças vão desfilar no Parque da Cerca

Publicidade

Na próxima sexta-feira, 1 de Março, pelas 10h00, o Parque da Cerca, na Marinha Grande, volta a encher-se de cor e alegria com as cerca de 1700 crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho, que participam no tradicional desfile de Carnaval.

O Desfile tem início às 10h00, junto ao Arquivo Municipal, seguindo pela Avenida Infante D. Henrique em direcção à Rotunda do Atrium. As crianças voltam pela mesma avenida em direcção à Rotunda do Rotary, para seguirem pela Rua dos Bombeiros Voluntários até à Praça Guilherme Stephens. O desfile termina, cerca das 11h30, junto ao Arquivo Municipal, depois da passagem dos alunos pelo Jardim Stephens.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com o apoio  dos Agrupamentos de Escolas do concelho, da Polícia de Segurança Pública  e Bombeiros Voluntários da Marinha Grande.

A vereadora da cultura e educação, Célia Guerra, convida a população “a dirigir-se ao Parque da Cerca e testemunhar a diversão dos alunos e professores, naquela que é uma das iniciativas mais antigas da Câmara Municipal que vai congregar cerca de 1700 crianças”.

Célia Guerra aponta como novidades deste ano “a existência de balões gigantes identificativos de cada escola, a oferta de troféus de participação a todas as escolas, maior aposta na animação circense ao longo do corso e a continuidade da música típica desta festividade”.

A vereadora agradece “a sempre pronta colaboração das autoridades, para que a iniciativa decorra com total segurança, nomeadamente, da Polícia de Segurança Pública e dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, bem como dos professores dos vários agrupamentos de escolas sem a participação este evento dos quais não seria realizado”.

Inscreveram-se no desfile deste ano os seguintes jardins-de-infância (JI) e escolas do 1º ciclo do ensino básico (EB) públicos e privados das freguesias de Marinha Grande e Moita:

Agrupamento Nascente | JI Boavista, JI Cumeira, JI Trutas, JI Pedrulheira; EB Albergaria, EB Amieira,  EB Cumeira, EB Engenho, EB Garcia, EB João Beare, EB Picassinos, EB Trutas;

Agrupamento Poente | JI Amieirinha, JI Ordem, JI Fonte Santa, JI Moita; EB Várzea, EB Moita, EB Guilherme Stephens, EB Fonte Santa, EB Ordem;

Estabelecimentos de ensino particular | Arco Iris, Colégio “O Recreio” e Pátio da Inês.

Em Vieira de Leiria, haverá igualmente um corso de Carnaval, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, com algumas novidades, como os balões gigantes que assinalam a presença de cada escola, oferta de troféus de participação e a música ambiente ao longo do corso.