“Mulheres – Um Século de Moda”

Publicidade

A evolução da moda feminina ao longo do século XX é partilhada numa exposição inaugurada no último sábado no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal.

Bijutaria, perfumes, lenços e acessórios de maquilhagem podem ser apreciados na mostra “Femmes – Un Siècle de Mode | Mulheres – Um Século de Moda”, que reúne ainda três vestidos vintage emprestados pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal.

A exposição, patente até ao final do mês de Março, decorre no âmbito da Festa da Francofonia 2019, programa de comemoração da língua francesa e da cultura dos países francófonos, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Alliance Française, o Institut Français e o TAS.

Na cerimónia de inauguração, com a presença de cerca de três dezenas de visitantes, houve ainda a entrega, por representantes da Embaixada de França, de placas identificativas às escolas reconhecidas como centros de avaliação de exames oficiais da língua francesa.

Realizou-se igualmente a projecção de “Lettres de femmes”, de Augusto Zanovello. A curta-metragem de animação conta a história do enfermeiro Simon, que, durante a Grande Guerra, trata dos rostos feridos dos homens da infantaria com cartas de amor.

A mostra “Femmes – Un Siècle de Mode | Mulheres – Um Século de Moda”, com entrada livre, pode ser visitada até 31 de Março, de terça a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 18h00.

A Festa da Francofonia 2019 continua a 23 de Março, a partir das 15h30, com a Alliance Française de Setúbal a dinamizar a iniciativa “Après-Midi en Poésie”, com leitura e animação de poesia francófona.

“A moda em tempo de guerra” é o tema de uma Tarde Intercultural do Museu do Trabalho Michel Giaciometti, no dia 30, a partir das 15h00, que inclui uma palestra por Stéphanie Pardete e degustação dos tradicionais crepes franceses.