Celorico de Basto prepara-se para receber a XVI Festa Internacional das camélias

Agendada para os dias 15, 16 e 17 de Março, a XVI Festa Internacional das Camélias é um dos pontos altos da cultura Celoricense que envolve toda a comunidade nas diferentes acções promovidas.

Publicidade

“Somos a Capital das Camélias um título que nos confere maior responsabilidade quando falamos deste património natural e por isso, trabalhamos por forma a valorizar e incrementar o gosto pela planta” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca referiu que “temos vindo a plantar as camélias pelo nosso concelho, nos jardins e canteiros, e incentivamos toda a população a fazer o mesmo”.

Ressalvou também que a Festa Internacional das Camélias é a actividade que mais valoriza este património natural, “um certame cada vez mais participado com a organização de inúmeros concursos e actividades que permitem uma participação individual e colectiva numa festa feita por todos e para todos. O programa será brevemente lançado e não faltarão motivos para que Celorico de Basto seja o local de eleição para milhares de visitantes nos dias 15, 16 e 17 de Março”.

De facto, a Festa Internacional das Camélias é um dos eventos mais procurados por visitantes e turistas e envolve a população nas mais variadas actividades promovidas. As ruas engalanam-se com decoração suspensa, com as montras, as varandas e outros coloridos de camélias, os murais dão uma beleza diferente à quinta do prado, local onde acontecem grande parte das acções desenvolvidas, com a exposição-concurso de camélias no epicentro.

Neste momento, a população poderá inscrever-se nas mais variadas acções, desde a exposição/concurso de camélias, nos murais, no concurso de moda para eleição da rainha e princesas das camélias, nas montras e varandas decoradas com camélias e no desfile temático. Toda a informação está patente em www.mun-celoricodebasto.pt