Praia da Vitória celebra Mês do Teatro com Sofia Alves e João de Carvalho no Auditório do Ramo Grande

Publicidade

Sofia Alves, João Carvalho e Cucha Carvalheiro são alguns dos nomes que marcam presença na Cidade em Março. Esta aposta na actividade teatral na Praia da Vitória surge com o intuito de assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de Março, e também de contribuir para a dinamização desta arte a nível local e regional.

Segundo o vereador com a pasta da Cultura do Município da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, o que se pretende é “uma diversificação da oferta cultural na Praia da Vitória, de modo a que se possa agradar a um leque mais alargado de pessoas”. O autarca praiense sublinha ainda a presença do grupo local de teatro “A Sala”, salientado “a importância de se valorizar o talento local, reforçando a qualidade dos nossos artistas e acaba por ser também uma forma de mostrarmos ao público que os nossos valores culturais vão muito além dos nossos costumes e tradições”.

Sobem ao palco do Auditório do Ramo Grande (ARG) a 09 de Março, pelas 16h00, e no dia 16 de Março, pelas 21h30, as peças “A Reviravolta dos Brinquedos – O Regresso” (gratuito para menores de doze) e “Da Sala para o Cabaret”, respectivamente, protagonizadas pelo grupo de teatro “A Sala”.

No dia 22 de Março, sexta-feira, a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT) acolhe, a partir das 20h00, a exposição de fotografia “Teatra”, vinda do Teatro da Trindade, em Lisboa, que, pela primeira vez, é apresentada na Praia da Vitória, estando patente até ao dia 31 de Março. Carlos Armando Costa adiantou que “é importante trazermos para a Terceira esta mostra nacional e o facto de sermos a segunda cidade a acolher esta exposição cuja expectativa relativamente itinerância é muito alta é muito importante para nós”, disse.

A exposição consiste num registo fotográfico peculiar a figuras do teatro (actores e encenadores), nomeadamente Carlos Paulo, Catarina Avelar, Cucha Carvalheiro, Eunice Muñoz, Fernanda Lapa, Fernando Gomes, Isabel Ruth, João D´Ávila, João Mota, José Peixoto, Lídia Franco, Luís Barreto, Luís Lucas, Lourdes Norberto, Márcia Breia, Maria do Céu Guerra, Paula Só, Rui Mendes, Ruy de Carvalho e Sinde Filipe.

Neste trabalho de João Telmo e Martim Pedro, os actores e encenadores portugueses foram fotografados caracterizando personagens de Óscar Wilde, Tenesse Williams, Shakespeare, Tchekov e outros.

A conferência “Uma Vida em Palco”, protagonizada pela actriz Cucha Carvalheiro, tem início às 21h00 do dia 22 de Março (sexta-feira), na AJAIT. A mesma visa a partilha de experiências e conhecimentos sobre a relação do ator ou atriz com o público. Cucha Carvalheiro, atriz de referência portuguesa, presença assídua no teatro e televisão fará uma abordagem sobre o trabalho feito na exposição “Teatra” na qual representa a personagem Mary Stuart de Friedrich Schiller e falará, também, sobre a sua experiência de 40 anos de carreira como atriz.

O mês do Teatro culmina com a peça “Porta com Porta”, da Dramax, no dia 30, sábado, pelas 21h30, protagonizada por Sofia Alves e João de Carvalho, com encenação de Celso Cleto. “É sempre importante para nós acolhermos algo no Auditório produzido e exibido nos restantes espaços nacionais, pois, não só acaba por ser uma forma de quem nos visita divulgar a Praia da Vitória nas redes sociais exibindo alguns registos da forma como são recebidos pelas nossas gentes mas também é uma maneira de darmos a conhecer ao nosso público aquilo que se produz no resto do país”. “Uma espécie de “Vá para fora cá dentro”, slogan outrora utilizado pelo Turismo de Portugal”, concluiu.

Nesta comédia representa-se a história de Rute (Sofia Alves), uma mulher independente que adquire um apartamento num edifício de prestígio e terá de lidar com um conjunto de situações caricatas provocadas pelo seu vizinho, Tony (João de Carvalho).

Os bilhetes para as peças de teatro já estão disponíveis, podendo ser adquiridos online através de: https://ticketline.sapo.pt/salas/sala/1683, ou então na bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, nos dias úteis, entre as 09h00 e as 17h00 (horário contínuo). Para além deste local, os mesmos estarão ainda disponíveis na bilheteira do Auditório do Ramo Grande, nas duas horas que antecedem o início de cada evento.