Setúbal Triathlon 2019: prova conta com 800 triatletas

O desafio de superação do Setúbal Triathlon, prova de triatlo longo, com novidades, em segmentos de natação, ciclismo e corrida a realizar a 14 de Abril é, nesta terceira edição, abraçado por oito centenas de atletas.

Publicidade

À semelhança das duas edições anteriores, o evento desportivo volta a ter inscrições esgotadas. Este ano, a prova conta com 800 triatletas, número limite imposto pelos organizadores da prova, a HMS Sports e a Câmara Municipal de Setúbal.

“É uma satisfação enorme verificar que o Setúbal Triathlon atrai cada vez mais triatletas”, destaca o director-geral da HMS Sports, Hugo Sousa, sobre a prova de triatlo longo composta por 1,9 quilómetros de natação, 90 de ciclismo e 21,1 de corrida.

A terceira edição da Setúbal Triathlon, com algumas novidades, tem início às 08h00 no Parque Urbano de Albarquel, com a natação, a que se segue o ciclismo e a corrida, pela cidade e pela Serra da Arrábida. A meta está instalada no Largo José Afonso.

Uma das novidades, em função do número de inscritos, motiva uma partida por “Rolling Start”, ou seja, os atletas são distribuídos em função do tempo esperado para completar o segmento de natação, existindo três caixas de tempo disponíveis.

Nesta partida, os participantes escolhem a opção que mais os desafia, concretamente terminar o segmento de natação em menos de 32 minutos, entre os 32 e os 42 minutos e com tempo superior a 42 minutos.

Depois de divididos, os atletas são alinhados em seis corredores e a cada cinco segundos é dada a partida para seis. O tempo só começa a contar depois de os atletas passarem no sistema de cronometragem colocado após os corredores.

Esta iniciativa, que procura aumentar a segurança, reduzir a ansiedade e melhorar a experiência competitiva, motivou uma adaptação do percurso de natação, feito numa única volta, e do parque de transição, agora instalado no Parque Urbano de Albarquel.

Novidade é também a atribuição de prémio por equipa, tendo em conta o somatório dos tempos dos cinco primeiros atletas dessa formação, independentemente do género, com base na classificação oficiosa.

Em matéria de troféus, o Setúbal Triathlon volta a consagrar os três primeiros classificados masculinos e femininos em absolutos e também os melhores atletas por grupo etário.

Além da competição, o evento dinamiza, a 13 e a 14, no Auditório José Afonso, a Expo Race Village, direcionada para as marcas desportivas, aberta ao público, em ambos os dias, a partir das 09h00.