Há Jazz à solta em Famalicão

Publicidade

Assistir a um concerto de jazz, num ambiente intimista e descontraído, com o público a partilhar o palco com os músicos, a ouvir um bom som e a saborear um champanhe.

Esta é a proposta do Jazz na Caixa, um ciclo de concertos que de 5 a 14 de Abril traz até Joane, em Vila Nova de Famalicão, nomes que dispensam apresentações, como Mário Laginha e Abe Rábade, um dos mais importantes pianistas espanhóis da actualidade.

A iniciativa, que vai já para a sua terceira edição e que é promovida pela Associação Luso-Galaica para a Promoção do Jazz – Eixo do Jazz em parceria com a Associação Teatro Construção e a autarquia famalicense, foca-se este ano nos instrumentos.

O primeiro fim-de-semana, de 5 a 7 de Abril, será preenchido por três concertos de piano a solo, em que o público partilha o palco com três dos melhores pianistas da actualidade. São eles: Abe Rábade, no dia 5, Mário Laginha, no dia 6, e João Paulo Esteves da Silva, no dia 7.

Ao longo da semana estão programados dois workshops. Um de introdução ao Jazz para jovens estudantes de música, dos 8 aos 14 anos, e um segundo, intitulado “Jazz com Arco”, que convida jovens músicos de conservatório a experienciarem a improvisação do Jazz moderno.

O resultado deste último workshop será interpretado ao vivo no dia 13 de Abril, sábado, com a presença de dois músicos convidados – Hugo Correia (contrabaixo e violoncelo) e Manuel Maio (violino).

O Jazz na Caixa termina no domingo, dia 14. O último concerto da iniciativa estará a cargo de um dos guitarristas portugueses mais virtuosos da actualidade – Bruno Santos (da dupla Mano a Mano), que em Famalicão irá partilhar o palco com Rita Redshoes.

Os concertos vão decorrer no auditório da Associação Teatro Construção (ATC), em Joane.

Os bilhetes têm o custo de 8 euros para o público geral; de 6 euros para os associados do Eixo do Jazz e ATC e de 4 euros para os portadores do Cartão Jovem. Para menores de 14 anos a entrada é gratuita.

Desmistificar a ideia generalizada de que o Jazz é para elites é um dos principais objectivos do evento, um dos muitos promovidos ao longo do ano pela Eixo do Jazz, que se instalou em Vila Nova de Famalicão em 2017.

PROGRAMA | JAZZ NA CAIXA

Jazz ao Piano – Concertos a solo

Abé Rábade (5 de Abril, 22h00) Mário Laginha (6 de Abril, 22h00) João Paulo Esteves da Silva (7 de Abril, 17h30)

Jazz & Cordas

Bruno Maio e Hugo Correia (13 de Abril, 22h00) Bruno Santa convida Rita Redshoes (14 de Abril, 17h30)