Artistas Portugueses Participam na Iniciativa “The Twist” do Projecto Europeu “Carpet”

Publicidade

Estela Melo (artesã de tecelagem e criadora da empresa Ovelha Mãe) e Sara Meli Melo  (fotógrafa) foram as duas artistas portuguesas seleccionadas pela Fundação Tres Culturas Del Mediterráneo para integrar, durante todo o mês de Março, as residências artísticas em Sevilha, no âmbito do projecto CARPET (Craft Art and People Together) que visa facilitar a reaproximação entre artistas e cidadãos.

O projecto CARPET é coordenado pela Fundação Tres Culturas Del Mediterráneo, em conjunto com os parceiros da Creative Kernow (Reino Unido), CEARTE (Portugal) e APDN (Marrocos) e conta com o apoio financeiro do programa europeu Europa Criativa.

No âmbito desta parceria, a CEARTE (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Patrimonio, Coimbra) recebeu a artista sevilhana Pilar Sáenz para uma residência artística que foi dividida entre Coimbra e a Aldeia de Xisto de Cerdeira. Ao longo da sua estadia, a espanhola teve a oportunidade contactar com outros artistas do centro de formação, em Coimbra, e também desenvolveu colaborações com outros criadores em projectos escultóricos com argila refratária, em Cerdeira.

Estela Melo, Sara Meli Melo e Pilar Sáenz tiveram a oportunidade de integrar o Projecto CARPET no âmbito da iniciativa intitulada ‘The Twist’ que visa a selecção de artistas/designers/artesãos, oriundos dos países participantes, para residir durante um mês num país estrangeiro trabalhando em conjunto com outro criativo de uma área diferente. E ainda, durante as residências artísticas, são organizados workshops dirigidos a vários tipos de público para que conheça melhor os artistas.

Desta forma, ao abrigo da iniciativa ‘The Twist’, decorrerem ontem, dia 20 de Março, workshops orientados por cada uma destas três artistas. Em Sevilha, na Fundação Três Cultura, a artesã Estela Melo explicou como cria as suas peças originais a partir dos fios de lã, demonstrando como trabalha habitualmente na sua empresa Ovelha Mãe. À mesma hora, Sara Meli Melo esteve a ministrar um workshop sobre composição fotográfica através do recurso do telemóvel. Em parceria com a Cerdeira – Home for Creativity, a espanhola Pilar Sáenz integrou o curso de escultura na Aldeia de Xisto de Cerdeira e ministrou um workshop de desenho a alunos da escola secundária da Lousã.