Oeiras continua a celebrar Abril com mais propostas culturais

Publicidade

Jazz numa capela, um debate sobre a Liberdade e um Workshop de Queijadas são as iniciativas que irão decorrer no próximo fim de semana no Centro Histórico Oeiras, no âmbito das comemorações dos 45 anos do 25 de Abril.

Inês Pimenta apresenta o seu EP Son of Daedalus num concerto intimista com ritmos de jazz, na sexta-feira, 29 de Março, às 21:00, na Capela da Misericórdia.

No sábado, dia 30, três realizadores falam sobre Liberdade, às 18:00, na Galeria Verney. Joana Linda, Miguel Gonçalves Mendes e Raquel Freire juntam-se para um diálogo informal acerca do significado da liberdade.

O domingo, 31, vai ser doce, com um workshop para aprender a fazer as deliciosas Queijadas de Oeiras, que terá lugar às 10:00, no Mercado Municipal desta vila.

Recorde-se que a Câmara de Oeiras deu início às comemorações dos 45 anos do 25 de Abril com a inauguração da exposição “Quando mudamos um país, ele muda-nos com ele”. Organizada pela Câmara Municipal de Oeiras e com curadoria da historiadora e investigadora Raquel Varela, a exposição ficará patente até 26 de maio no Centro Cultural Palácio do Egipto.

Até maio, a Câmara de Oeiras, em parceria com a plataforma cultural Gerador, vai dinamizar um vasto programa cultural, com iniciativas a decorrerem todas as sextas, sábados e domingos no centro histórico da vila. Conversas sobre a liberdade (com músicos, chefs, comediantes, realizadores, etc.), concertos (Mike El Nite, Filipe Sambado e Joana Espadinha, entre outros), exposições, arte urbana, mostra de curtas-metragens, ateliers de fotografia, ilustração e pintura, workshops artísticos e gastronómicos, visitas guiadas e teatro são algumas das muitas actividades disponíveis, todas com entrada gratuita.

Ao longo de dois meses, o município celebra o 25 de Abril com um vasto programa cultural. Destaque para a Sessão Solene com homenagem a ex-autarcas do concelho marcada para o dia 25 de Abril e para o descerramento da placa comemorativa dos 45 anos da libertação dos presos políticos da Prisão do Forte de Caxias, que terá lugar no dia 26 de Abril.